Produto Interno Bruto da Bahia deve crescer 4,5% este ano

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia deverá crescer 4,5% em 2007, de acordo com estimativa preliminar divulgada hoje (14) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), da Secretaria Estadual do Planejamento. A agropecuária foi a ativid

Os dados da SEI apontam que a expansão real da economia baiana em 4,5% é reflexo dos bons resultados em setores que tradicionalmente empregam um grande volume de trabalhadores, como a construção civil e o comércio. Nesses e nos demais ramos, a Bahia atingiu a marca de 62.600 mil novos empregos com carteira assinada gerados até novembro de 2007 – aproximadamente 60% deles criados no interior do estado, fora do eixo metropolitano. Em comparação com os últimos anos, o número só não é superior à marca de 2005, quando 63.900 postos formais de trabalho foram criados.


 



Analisando cada atividade isoladamente, observa-se que a agropecuária cresceu 4,8%, o setor de serviços 4,6% e a indústria 3,7%, perfazendo a média de 4,5% do PIB.


 


Os números, levantados pela equipe de Contas Regionais da SEI em sintonia com a metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram anunciados em entrevista coletiva concedida à imprensa no auditório da Secretaria do Planejamento pelo secretário Ronald Lobato.


 


Da redação local