Sem categoria

Semana relembra luta de Chico Mendes

A Semana Chico Mendes, evento que há 20 anos lembra a trágica morte do líder sindical e ambientalista, reúne uma série de atividades e eventos envolvendo entidades não-governamentais e instituições públicas em Xapuri, Rio Branco e Brasiléia, no Acre. O

A semana Chico Mendes 2007 está integrada ao ano Chico Mendes, que em 2008 marca os 20 anos do seu assassinato. Durante o ano haverá diversos eventos.



“A memória da luta de Chico Mendes continua viva em cada ação que respeita a floresta e seus moradores e a cada semente plantada. Assim ele revive na cabeça da juventude que se preocupa com a qualidade de vida do planeta”, diz o texto da programação do evento.



Programação



A programação que será desenvolvida nos três municípios acreanos inclui distribuição de mudas, atividades culturais e esportivas, exposição de fotos, oficinas e seminários.



Na sexta-feira (21), haverá entrega do Prêmio Chico Mendes em solenidade no Palácio Rio Branco, sede do governo estadual; e no sábado (22), em Xapuri, após o encerramento das atividades culturais, haverá caminhada até o Cemitério e missa em memória de Chico Mendes, na Igreja de São Sebastião. A exibição do filme “Chico Mendes Eu quero viver”, no Painel dos Mártires, encerra a Semana.



FestCine



Um dos principais eventos da semana é a mostra de cinema e vídeo do FestCine Amazônia Itinerante. Os filmes e vídeos são exibidos em uma grande tela de cinema  instalada em uma das praças da cidade, atraindo as pessoas para as exibições.


 


Para o Coordenador do Festcine Amazônia Itinerante, o cineasta Carlos Levy, “a presença do evento dentro da ampla programação da Semana Chico Mendes mostra a importância que se tornou o Festcine para a região norte brasileira, aliando o trabalho audiovisual à luta pelas questões ambientais e sociais. É um casamento perfeito já que o Festival de Rondônia homenageia justamente Chico Mendes com o Prêmio para melhor roteiro”.



Luta antiga e atual



O Comitê, responsável pela realização da Semana Chico Mendes, foi criado na noite de 22 de dezembro de 1988. As pessoas do movimento social e político de esquerda do Acre, ao tomarem conhecimento da morte do Chico, dirigiram-se ao centro da cidade em busca de conforto mútuo. O encontro se deu na casa do Bispo (Diocese de Rio Branco) onde foi criado o Comitê Chico Mendes que permanece até hoje.



Os objetivos iniciais eram lutar para que os assassinos e mandantes fossem punidos e divulgar as razões do crime e suas ligações com as profundas distorções sociais e a responsabilidade do latifúndio, da devastação anti-ecológica e a conivência das autoridades. E manter a luta do líder seringueiro, em favor dos trabalhadores rurais e seringueiros, acossados pelo processo de intimidação e violência crescente por parte de fazendeiros e grandes proprietários.



Ao longo dos anos, o Comitê foi incorporando novos objetivos, como acompanhar e apoiar juridicamente na justiça casos de trabalhadores que os sindicatos não consiga resolver sozinhos; assessorar e colaborar na formação jurídica dos líderes sindicais e das cooperativas de trabalhadores.



A programação completa da Semana Chico Mendes pode ser conferida na página do Comitê, no endereço http://www.chicomendes.org/



De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do Comitê Chico Mendes