Abbas fala em 'abrir nova página' com Hamas
O presidente palestino, Mahmud Abbas, se declarou esta segunda-feira (31) disposto a “abrir uma nova página” com o Hamas, organização que em julho de 2007 tomou o poder em Gaza. Enquanto isso, três palestinos foram mortos em enfrentamentos ocorridos nessa
Publicado 31/12/2007 19:55
Abbas ofereceu hoje “um ramo de oliveira” ao Hamas e, para renovar o diálogo, ratificou sua condição de que a organização renuncie ao poder obtido através da força.
O presidente palestino fez um chamado para a unidade entre os diversos setores políticos palestinos.
Os atos de violência mais graves foram registradas hoje em Khan Younis, sul da Faixa, durante as comemorações pelo 43º aniversário do nascimento do Fatá, fundado por Iasser Arafat como um movimento de resistência.
Abbas declarou ainda que o Hamas deve fazer um acordo para antecipar as eleições e abrir uma nova etapa do diálogo com seu partido, o Fatá. O presidente palestino propôs trabalhar pela unidade, mas fixou como condição prioritária que o Hamas abandone o controle de Gaza, informou o jornal israelense Haaretz.
“Renovo a opção de eleições antecipadas e me comprometo a fazer o melhor para assegurar que estas eleições sejam produto de um entendimento profundo e fraterno”, disse Abbas.
O Hamas, que ganhou as eleições parlamentares de 2006, se nega a realizar um novo pleito até que se complete o mandato, em 2010.
Por sua vez, o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, criticou a proposta de Abbas e afirmou que ela “não contem nenhuma nova iniciativa (…) para iniciar um diálogo imediato”.