Economia do Piauí: instalação de mais 4 mil empresas
Mais 5.461 novas empresas foram abertas no Piauí em 2007. O saldo positivo é de 4.078 empresas instaladas, considerando que 1.382 empreendimentos encerraram suas atividades ao longo do ano, segundo números divulgados pela Junta Comercial do Estado (Jucepi
Publicado 03/01/2008 12:17 | Editado 04/03/2020 17:02
O período analisado vai de 1° de janeiro a 20 de dezembro. O número de empresas abertas é menor que em 2006. No ano passado, foram abertas 6.573 novas empresas, enquanto 1.107 encerraram suas atividades, com saldo positivo de 5.466 empresas abertas. Levando em conta o saldo de 2007 em relação ao de 2006, no ano passado foram abertas 1.388 empresas a mais. Ou seja, houve retração na constituição de empresas em 2007.
Segundo informações de Liana Portela, assessora técnica da Presidência da Jucepi, a abertura de menos empresas em 2007 coincide com a entrada em vigor do Supersimples, regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, instituído pela Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006.
O Supersimples é um regime diferenciado de tributação instituído para facilitar a vida das micro e pequenas empresas, ao unificar nove impostos e contribuições. Liana Portela disse que, logo após a chegada do novo regime, empresários que ainda estavam na informalidade e se preparavam para oficializar o negócio ficaram temerosos e resolveram esperar um pouco mais.
Os empresários adiaram o registro enquanto procuravam conhecer melhor o novo sistema. ''Eles geralmente ficam receosos quando há novidades na área tributária. Sempre que há mudança na legislação eles tendem a aguardar o andamento, antes de tomarem decisões'', esclareceu.
Supersimples veio para melhorar
Ela disse, porém, que o Supersimples veio para melhorar e que é um regime bom para todos. É por essa razão que os empresários que ainda estão na informalidade estão procurando mais a Jucepi, para obter informações sobre como fazer a constituição da empresa. ''Pelo aumento da procura de informações, observado nos últimos meses, estamos certos de que o número de empresas constituídas crescerá em 2008'', afirmou.
Segundo ela, a economia do país está aquecida, com expansão expressiva dos negócios. Além disso, a economia piauiense também apresenta crescimento. Há um cenário favorável para a abertura de novas empresas, com geração de mais empregos e renda. Atualmente, há 76.871 empresas constituídas no Estado e esse número pode aumentar em 2008, que, segundo os analistas, será um ano bom para a economia do país.
De acordo com a Jucepi, das empresas constituídas em 2007, 69% são individuais, 30% são limitadas, 1% é cooperativa e um percentual ainda não tabulado corresponde a sociedades anônimas.
Fonte: Ccom