Mudança climática leva frio a Cuba em pleno mês de janeiro
Cubanos e turistas que visitam a Ilha nos primeiros dias de 2008 têm sido surpreendidos por uma forte onda de frio que atinge boa parte do país. Acostumada a calorosas temperaturas ao longo de todo o ano, a população se vê obrigada a resgatar do armário b
Publicado 04/01/2008 15:19
De acordo com informações do Instituto de Meteorologia de Cuba, em alguns pontos do país a sensação térmica foi ainda menor, devido aos fortes ventos vindos da região norte da Ilha. Tal fenômeno não é inédito em Cuba, mas o governo atribui as mudanças bruscas às alterações climáticas pelas quais passa o planeta, graças ao efeito predador do homem.
“Em Santiago, por exemplo, onde o calor nessa época do ano costuma ser sufocante, a temperatura não chegou a 20º”, informa o jornal Granma.
Apesar de os números registrados não serem um recorde negativo de temperatura, o governo se mostra preocupado com os efeitos que tais mudanças podem trazer ao turismo, importante receita para a economia do país. As autoridades também alertam para o risco de acidentes com embarcações de pequeno e médio porte.
Da redação, com informações do Granma