Museus nacionais da França passam a ter entrada grátis
Os museus nacionais da França, entre eles o Louvre, em Paris, vão começar a oferecer entrada grátis, numa experiência para popularizar a cultura. ''Os museus franceses estão prontos para receber mais visitantes, e esperamos atrair um público novo, especia
Publicado 04/01/2008 17:40
Até o dia 30 de junho, alguns museus nacionais vão oferecer entrada absolutamente grátis para suas coleções permanentes, e outros vão oferecer entrada gratuita para pessoas com menos de 26 anos, uma noite por semana.
Os turistas estrangeiros também serão beneficiados, mas o objetivo é atrair a população local para os 18 museus, como o Centro Pompidou e o Quai Branly em Paris, e o Museu da Marinha em Toulon.
''Se os franceses começarem a ver filas diante dos museus, vão começar a pensar: ei, os estrangeiros estão aproveitando –seremos burros se não aproveitarmos também'', disse ela.
Em Paris, museus como o Louvre vendem a maior parte de seus ingressos para estrangeiros.
Doadores
Clarisse Vangucht, 30, da cidade francesa de Lille, que visitava o Louvre na sexta-feira, disse gostar do esquema, mas questionou quem vai pagar. ''Já vou a museus com frequência, mas, se eles forem de graça, melhor. Mas isso vai atrair um monte de turistas que não pagam impostos. De onde vai vir o dinheiro?''
Andre afirmou que o prejuízo de cerca de 320 milhões de dólares com o fim da venda de ingressos seria compensado pelos cofres públicos e por doadores particulares.
A Grã-Bretanha adotou o acesso totalmente gratuito aos museus nacionais em 2001. No primeiro ano, houve um aumento de 62% no número de visitantes.
Fonte: Reuters