Nova edição da Princípios é dedicada à obra de Niemeyer
A 93ª edição da revista Princípios celebra o modernismo do arquiteto Oscar Niemeyer, que completou cem anos de vida em dezembro último. Esse brasileiro, muito mais do que se ocupar das formas estéticas da arquitetura, lutou e luta contra as de
Publicado 09/01/2008 14:24
No ensejo das comemorações do centenário de Niemeyer, a revista Princípios visitou o arquiteto em seu escritório em Copacabana e publicou a conversa resultante dessa visita. Além disso, a revista traz trechos selecionados de seus livros: O Ser e a Vida, e As Curvas do Tempo: Memórias, obras nas quais Niemeyer fala de seu trabalho, de sua relação com Luis Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, entre outros.
Ainda na esteira das homenagens, a revista publica também depoimentos de personalidades das artes, política e da intelectualidade sobre o arquiteto, uma entrevista com o curador da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura, José Magalhães Júnior, em que ele discute a relação entre os espaços públicos e privados e um texto do Senador Inácio Arruda que integra a justificativa apresentada pelo Senador para instituir, através de seu Projeto de Lei, o Ano Oscar Niemeyer. Aproveitando a estética da arquitetura modernista, a Princípios apresenta-se bem ilustrada com oito páginas dedicadas a mostrar as principais obras de Oscar Niemeyer.
Ademais, a revista trata de outros temas. O capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo, pronunciamento do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, no Seminário de mesmo nome, é o artigo de abertura, que segue para uma análise que o professor Lincoln Secco faz, no artigo Gramsci e a escrita na história, sobre a forma com que Gramsci utilizava a literatura para, mesmo encarcerado, entender a realidade política do mundo. Os 45 anos da publicação da obra A Inflação Brasileira, de Ignácio Rangel, também é lembrada em um artigo chamado Ignácio Rangel e a economia política do Brasil, do geógrafo Elias Jabbour.
O artigo A causa da Revolução de Outubro vive e triunfa, que debate a atualidade dos ideais da Revolução Russa, refere-se ao pronunciamento do principal dirigente do Partido Comunista da Federação Russa, Guennadi Zyuganov, no o Encontro Internacional dos Partidos Comunistas que ocorreu em Minsk, Belarus, em outubro de 2007. Tratando de questões nacionais, o dirigente do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte e membro do Comitê Central do PCdoB, José Divanilton Pereira da Silva, enfrenta o tema da crise da energia em seu artigo A geopolítica e as fontes de energia, enquanto a jornalista Priscila Lobregatte estréia nas paginas de Princípios resgatando a história da luta dos comunistas no Araguaia, fato que é analisado com a distância temporal de mais de 30 anos.
O lançamento do livro Aconteceu Longe Demais: A luta pela terra dos posseiros em Formoso e Trombas, de Paulo Ribeiro da Cunha foi tema da resenha escrita pelo sociólogo Paulo Eduardo Cruz.
E, por fim, homenageando a trajetória do camarada Edvar Bonotto, o editor de Princípios e presidente do Instituto Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, e a Comissão Editorial produziram artigos que falam da saga deste comunista desde sua entrada no partido até seu lamentável falecimento em outubro de 2007.