Cade aprovou por unanimidade parceria entre a empresa chinesa Baosteel e a Vale
Ontem, o Plenário do Cade avaliou e aprovou a parceria entre a siderúrgica chinesa Baosteel e a Vale, para a construção da Usina Baosteel CSV – Companhia Siderúrgica Vitória sediada no estado do ES, que terá a capacidade produtiva para cinco milhões
Publicado 17/01/2008 19:31 | Editado 04/03/2020 16:43
O Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reuniu-se nesta quarta-feira para a 413ª Sessão Ordinária, a primeira do ano de 2008. O Conselho apreciou o caso relativo à parceria entre a empresa chinesa Baosteel Group Corporation (Baosteel) e Companhia Vale do Rio Doce (Vale) para a construção da Usina Baosteel CSV – Companhia Siderúrgica Vitória que terá a capacidade produtiva para cinco milhões de toneladas/ano de placas de aço. A joint venture inclui, além da siderúrgica, a construção de uma ferrovia, um porto para águas profundas e uma termelétrica.
Por se tratar de um novo investimento, sem qualquer risco de dano à livre concorrência, o Plenário do Cade aprovou a operação sem restrições por unanimidade.
O objetivo inicial da CSV será exportar as placas para Estados Unidos, Europa, China e também para o Brasil. No contrato inicial, a empresa chinesa detém 60% do empreendimento e a Vale, os outros 40%. Mas a intenção é que a companhia brasileira fique com 20% e busque um sócio para entrar com restante do aporte, segundo a CVRD.
A nova empresa CSV deve buscar financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) no Brasil e também com o banco de fomento chinês.
Para saber mais sobre este empreendimento leia a matéria do Portal Vermelho no link a seguir:
Joint venture entre siderúrgica chinesa e mineradora brasileira agita o mercado do ES.
De Vitória,
Ricardo Santana Tristão,
Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB-ES.