Governo do PA e movimentos sociais divulgam semana de mobilização
O governo do Estado realizará uma série de atividades educativas e serviços à população entre os dias 21 e 25 de janeiro, como forma de divulgar o Fórum Social Mundial de 2009, que terá Belém como sede. A informação foi divulgada na tarde desta sex
Publicado 19/01/2008 18:31
A Semana de Mobilização e Ação Global convocada pelos movimentos sociais em todos os países e no mesmo período, culminará com um cortejo político-cultural, no dia 26.
Os seminários, as oficinas e campanhas do governo se concentrarão em dois pólos da capital, no Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) e no Mangueirão, áreas onde estão previstas ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o estímulo à participação popular no monitoramento das obras. Mas haverá ações também em Ananindeua e Marituba (ver a programação completa do governo). “O governo apóia o Fórum Social Mundial por compartilhar os seus princípios e por ser fundamental fortalecer aqueles que constituem nossa base social”, argumentou Cláudio Puty.
Ele acrescentou que, no decorrer de 2008, o governo investirá na sensibilização dos servidores públicos estaduais e da sociedade, para que participem das programações do fórum, e na consolidação de infra-estrutura para dar suporte às atividades de janeiro de 2009. “Iniciamos negociação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conseguirmos financiar nosso projeto. São cerca de R$750 milhões, para projetos de promoção da qualidade de habitação da população da Terra Firme; obras estruturantes, como a construção de túnel na Almirante Barroso; e um parque ecológico próximo ao Hangar. Nem todos os projetos ficarão prontos para o fórum de 2009, mas serão essenciais também à Copa de 2014, que poderá ter Belém como uma das sedes”, frisou o secretário.
Aldalice Otterloo, membro da Associação Brasileira de ONG's (Abong) e do Comitê Internacional do fórum, lembrou que, além dos movimentos sociais, qualquer instituição pode propor ações associadas ao encontro de 2009, como o governo do Estado está fazendo, e que as parcerias são fundamentais para que as ações tenham êxito. “O governo nos propôs a parceria, mas também precisamos do apoio dos municípios e das empresas”, reiterou. Ela explicou ainda que “a semana de mobilização vai ser uma chamada de atenção para a articulação de lutas mundiais”. Além das programações em Belém (ver a programação dos movimentos sociais), organizações sociais do interior do Estado também promoverão atividades na região da Transamazônica, em Itaituba e Santarém.
Fórum de Autoridades Locais
Desde 2001, e paralelamente ao Fórum Social Mundial, é organizado pelo Fórum de Autoridades Locais (FAL) para a Inclusão Social e democracia participativa. O fórum pretende reunir governos locais de todo o mundo para promover a democracia participativa, da paz, da cultura, direitos humanos e inclusão social, por meio da cooperação descentralizada. A oitava reunião do FAL, sobre Defesa e Promoção do Serviço Público, será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2008, em Córdoba, Espanha, contará com a participação da Secretaria de Cooperação Internacional do Governo do Pará. A Agenda do FAL antecede o Dia de Ação Global, programação elaborada pelo Fórum Social Mundial de 2009. Em 2009, os dois fóruns serão realizados em Belém do Pará.
Fonte: Segov / Érika Morhy