PCdoB paraibano elege nova Comissão Política

O Comitê Estadual do PCdoB na Paraíba, eleito em Conferência no último mês de novembro, reuniu-se pela primeira vez neste dia 26 de janeiro de 2008, no Hotel JR em João Pessoa, quando discutiu a conjuntura política e elegeu uma nova Comissão Política e

Composto de 47 membros, sendo 30 % de mulheres, o Comitê estadual conta com dirigentes de todas as regiões do estado, entre lideranças sindicais, estudantis, comunitárias e vereadores, refletindo a expansão que o Partido alcançou em 2007, quando chegou a 82 municípios no estado. Presentes os pré-candidatos a prefeito de Cabedelo, vereador Fábio Araújo e de Itaporanga, o advogado Neto Ferreira, além dos vereadores Betânea, de Belém e Ricardo Pereira, de Princesa Isabel (licenciado, assumindo a secretaria de saúde do município) o encontro foi rico em debates acerca da conjuntura para o processo eleitoral que se avizinha.


 


 


A princípio a reunião foi dirigida por uma mesa composta pelos dirigentes Agamenon Sarinho, Watteau Rodrigues, Simão Almeida, Marcos Santos e Lúcia Rocha e o turno da manhã foi dedicado ao debate sobre o cenário político atual e as tarefas dos comunistas, a partir de uma exposição de Agamenon Sarinho. Em seguida cerca de duas dezenas de dirigentes usaram da palavra enfocando a crise das bolsas e sua repercussão no Brasil, a situação política da Paraíba e as adesões ao governo Ricardo Coutinho.


 


 


No final dos debates os comunistas aprovaram um calendário de mobilização do Partido com vistas às eleições de 2008 e à campanha para estruturar a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na Paraíba. Remeteu para a nova Comissão Política a discussão e posicionamento do Partido quanto a criação do TCM e uma nota oficial do Partido sobre o momento político de João Pessoa e os novos apoios recebidos pelo Prefeito Ricardo Coutinho.


 


 


Na parte da tarde os dirigentes comunistas debateram a experiência de direção dos dois últimos anos, onde também usaram da palavra diversos dirigentes, avaliando a direção anterior e as novas condições do Partido no Estado. No final dos debates foi apresentada pela mesa uma proposta de Comissão Política – que tem papel de direção entre as reuniões do Comitê Estadual, Secretariado – que tem papel executivo, e a Comissão de Controle – que tem função fiscalizadora. Submetida ao plenário, foi referendada através do voto secreto dos presentes. Para a presidência foi reconduzido Agamenon Sarinho O resultado foi saudado pelo plenário como uma inequívoca demonstração de unidade o que animou mais ainda a nova direção nos seus objetivos para 2008.


 


 


A Nova Comissão Política Estadual tem a seguinte composição:


 


 


Presidente: Agamenon Travassos Sarinho  (secretariado)



Vice-presidente: Betânea dos Anjos



Secretário de Organização: Marcos Santos (secretariado)


 


Secretário de Finanças: Assis Mandela (secretariado)



Secretário Sindical: José Gonçalves da Silva Filho  (secretariado)



Secretário de Juventude: Francisco Washington Feitosa (secretariado)



Secretário de Formação e Propaganda: Simão de Almeida Neto  (secretariado)



Secretária de Mulheres: Maria Lúcia Rocha



Secretário de Movimentos Sociais: Ivo Sousa  (secretariado)



Presidente Municipal de João Pessoa: (a definir)



Presidente Municipal de Campina Grande: José do Nascimento Coelho



Presidente Municipal de Patos: (a definir)



Membro: Watteau Rodrigues Ferreira (vereador em João Pessoa)



Membro:  Maria de Lourdes Meira



Membro:Maria de Lourdes (Lurdinha)



Membro: Iedo Leite Fontes


 


 


A Comissão de Controle será composta por:


 


 


Waldir Porfírio



Glauce Jácome



Marconi Braz



Marcos Botelho



Maria de Lourdes Meira