Hollywood negocia contrato que pode encerrar greve
Roteiristas e representantes dos estúdios de Hollywood concordaram nos termos de um novo contrato, que pode encerrar a greve iniciada em novembro, responsável pela paralisação de filmes, shows de TV e que esvaziou premiações importantes da indústria ci
Publicado 05/02/2008 18:42
Segundo agências internacionais, baseadas em fontes anônimas, as linhas definitivas do acordo seriam estabelecidas ainda nesta semana. O acordo deve ser apresentado para aprovação da WGA (Writers Guild of America (WGA), o sindicato dos roteiristas, provavelmente na sexta-feira.
O “sinal verde” da WGA deve ser acompanhado de uma convocação pelo encerramento da greve. Há um risco não desprezível, no entanto, de uma divisão dentro do sindicato, o que poderia atrasar o reinício dos trabalhos.
Uma das fontes afirma que roteiristas e estúdios acertaram a maioria dos termos e que somente se trata de converter os pontos acordados para linguagem legal.
As conversas informais entre as duas partes entraram em colapso no início de dezembro mas recomeçaram no dia 23 de janeiro, numa tentativa de chegar a um acordo sobre a remuneração pelos filmes e produções distribuídos pelas novas mídias, como a internet.
Com Associated Press e Reuters