Sem categoria

Hillary e Obama chegam empatados à final

Pré-candidatos democratas Barack Obama e Hillary Clinton aparecem empatados na maioria dos grandes colégios eleitorais que, nesta terça-feira, decidirão quem será o escolhido para disputar a Casa Branca com um dos republicanos, segundo pesquisa divulga

A Superterça, que reúnirá os votos de 22 Estados (entre eles alguns dos mais importantes do país, como Califórnia, Nova York e Nova Jersey) ficou conhecida assim pela grande quantidade de delegados envolvidos.


 


Na Califórnia, Obama está à frente de Hillary com 45% contra 41%, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo. Em Nova Jersey e no Missouri, a pesquisa mostra Hillary apenas um ponto à frente de Obama, o que é considerado empate técnico. Nas duas pesquisas, a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para cima ou para baixo. Nas aferições anteriores, Hillary pontuava melhor na preferência dos eleitores, mas a vantagem veio desaparecendo ao longo das últimas semanas.


 


– Aparentemente, haverá uma disputa bem apertada entre Obama e Hillary. Seja como for, eu estou certo de que a diferença entre os dois será muito pequena para que a corrida seja resolvida na terça-feira – disse o diretor do instituto de pesquisas, John Zogby..


 


Front republicano


 


No front republicano, John McCain lidera e a regra de WTA (winner-take-all), que prevê que o candidato vencedor ganha todos os delegados daquele Estado, pode permitir que o senador por Arizona garanta a nomeação na terça-feira, derrotando Mitt Romney. Nas pesquisas, McCain aparece à frente de Romney em Nova York com 49% contra 23%. Em Nova Jersey, ele também possui ampla vantagem, com 54% contra 23%. No Missouri, McCain mantém a liderança nas pesquisas. Ele aparece em primeiro lugar com 36%, à frente do ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que tem 27%. Romney aparece em terceiro lugar nas pesquisas, com 22% das intenções de voto.


 


Na Califórnia, Romney aparece à frente de McCain com 37% contra 34%. A margem de erro é de 2,9%.


 


– A Califórnia pode ser a última chance de Romney. Se ele vencer, não apenas o jogo mudará, como os republicanos que se opõem a McCain passarão a ter esperança de que Romney possa vencê-lo – concluiu Zogby, na entrevista coletiva.



Com informações das agências