Crise não ameaça Brasil, diz Mantega a jornal francês
Em uma entrevista publicada nesta segunda-feira no diário econômico francês Les Echos [ http://www.lesechos.fr/ ], o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a crise financeira global não ameaça o crescim
Publicado 04/02/2008 12:00
Descrito pela reportagem do jornal francês como ''muito confiante'', Mantega afirmou que a estabilidade macroeconômica e os bons fundamentos do país continuarão servindo para atrair investidores financeiros.
O ministro qualificou o ciclo de crescimento brasileiro de ''durável'', baseado na ampliação do mercado interno e em recordes de investimentos externos, e ancorado nas reservas internacionais.
O ministro negou que a dinâmica econômica do país esteja colocando a Amazônia em risco, mas, segundo o Les Echos, reconheceu que o governo tem dificuldade em controlar a perda de floresta.
A reportagem nota que encontrar o que Mantega chama de ''ponto de equilíbrio entre a gestão sustentável da floresta e o desenvolvimento'' é ''talvez o desafio mais ambicioso do Brasil''.
A entrevista foi concedida pelo ministro ao jornal durante a visita de uma delegação brasileira de alto nível a Paris, para negociar uma parceria no âmbito de segurança e poderio militar.
Em outra reportagem publicada na mesma edição do Les Echos, o ministro do Núcleo de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, reiterou o interesse do Brasil em um acordo de transferência de tecnologia militar com a França que permita ao país, entre outros objetivos, ter um submarino nuclear.
Fonte: BBC Brasil