Sintracom Bahia  tem nova diretoria
 

Mais de 600 convidados prestigiaram a posse da nova diretoria do  Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom–BA) ocorrida no último dia 8/2, no Clube Fantoches da Euterpe, em Salvador. A chapa, q

A cerimônia começou com apresentação de um vídeo que resgata a história e mostra as lutas enfrentadas pelo Sintracom-Bahia nas últimas décadas. A Revolta dos Peões, o amplo movimento grevista dos trabalhadores da construção civil em 1989, e a existência de líderes como Washington José de Souza marcaram época.


 


A importância das vitórias conquistadas até hoje, além da necessidade de continuar a mobilização por salários mais justos e melhores condições de trabalho foram ressaltadas pelo novo presidente da entidade Raimundo Brito durante seu discurso de posse. Brito agradeceu a expressiva votação recebida, mesmo em uma eleição com chapa única. “O alto número de votantes, demonstra o interesse e a confiança da categoria no trabalho do Sintracom. Vamos mostrar que merecemos esta confiança, mobilizando os canteiros de obras para a campanha salarial em curso”, concluiu Brito entre muitos aplausos.


 


Participação feminina


 


A  nova diretoria do Sintracom  é formada por 34 componentes (das diretorias Executiva e Plena) e  mais seis membros do conselho fiscal efetivo e suplente. Seguindo a tradição da entidade de  garantir a participação feminina, sete mulheres farão parte da direção. Lúcia Maia é a secretária geral e Maria Nery, a segunda secretária. Maria Cecília assume a secretaria de Mulheres, enquanto Ednalva Bispo, Vera Lúcia e Valquíria Marinho fazem parte da diretoria Plena. Hercília Conceição é suplente no Conselho Fiscal.


 


Apoios e congratulações


 


Mensagens de apoio e  congratulações pela vitória não faltaram na festa, que contou com a presença de parlamentares e líderes sindicais e do movimento social. Pascoal Carneiro, da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do
Brasil (CTB) a qual o sindicato é filiado, conclamou todos a lutarem para garantir direitos trabalhistas já conquistados e que estão ameaçados por projetos que tramitam no Congresso Nacional, citando o exemplo de licença maternidade, como um dos alvos dessa investida contra a classe trabalhadora.


 


Esta bandeira também é defendida pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que colocou seu mandato à serviço dos interesse dos trabalhadores na Câmara de Deputados. É dele a autoria do projeto de lei que reconhece a construção civil como atividade de risco e defende a aposentadoria especial para os trabalhadores da área. Estiveram presentes ao evento ainda, as vereadoras de Salvador Aladilce Souza e Olívia Santana; o secretário  estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos; o presidente do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, Arivonaldo Galdino de Oliveira; José Nivalto, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construo e da Madeira da Bahia .



Da redação local,


 


 Com informações da Ascom do Sintracom – Bahia