Eliana Gomes defende a redução da jornada de trabalho
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), em pronunciamento realizado hoje, 21, na tribuna da Câmara Municipal, destacou a importância da redução da jornada de trabalho para 40 horas. Na ocasião, a vereadora comunista apresentou dados do Departamento Intersindica
Publicado 21/02/2008 17:29 | Editado 04/03/2020 16:36
De acordo com o DIEESE, a campanha unificada da CUT, CGT e Força Sindical propõe reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas, através de um emenda popular à Constituição Federal. “O efeito dessa mudança sobre o emprego pode ser mensurado de forma aproximada. Basta considerar que temos cerca de 24 milhões de trabalhadores no mercado formal e que entre esses, há 70% trabalhando acima de 40 horas semanais, portanto, cerca de 17 milhões”.
De acordo com Eliana, se a redução da jornada é de 10% do período de trabalho, essa é a porcentagem adicional necessária de postos de trabalho para manter a produção no mesmo nível, dada a tecnologia de produção disponível. Para produzir o mesmo que os 17 milhões que trabalham acima de 40 horas hoje produzem, serão necessários até 1,7 milhões de postos de trabalho. Desta forma, a redução da jornada de 44 horas para 40 horas gerará até 1,7 milhões de empregos.
AUDIÊNCIA
Por iniciativa da vereadora Eliana Gomes, a Câmara realiza amanhã, 22, às 14h, no auditório Ademar Arruda, audiência pública para tratar da quadra invernosa deste ano em Fortaleza. A audiência contará com a participação da Defesa Civil e do Estado e a do Município. Além de representantes da Secretaria de Saúde e da sociedade civil organizada. “Vamos discutir, dentre outros pontos importantes, o que vai ser feito nesse período para evitarmos vítimas fatais”, justificou.
Fonte: CMFor