Contrastes da realidade Cubana

Ao contrário do que se houve falar a presença do moderno está em todos os lugares. Apesar  do bloqueio norte  americano Cuba é  um País que se  desenvolve. Mas como o ênfase é sempre em  primeiro  lugar  o  ser&n

Em minha recente visita a Cuba destaco agora Habana Vieja porque é  um distrito de  Havana  sensacional.  Ali são vistas construções  desde  1516 até  o pré revolucionário. Ao lado de prédios  antiquíssimos  –  todos em  restauração –  podemos ver por exemplo o Capitólio .  Este  uma  extravagância que  a ditadura de Fulgêncio  Batista construiu pouco tempo antes da vitória da revolução. O prédio é uma  descarada imitação  do Capitólio norte  americano e  que hoje o Governo Revolucionário transformou em museu  de Artes Contemporâneas.


 


 



 


Os famosos automóveis antigos desfilam ao lado de carrões de todo o tipo. Avenidas largas com o comércio diversificado e  deficitário de artigos supérfluos, sendo os artigos importantes  fáceis de  encontrar e baratíssimos.  Uma cerveja Bucaneiros – muito boa – custa em torno de $CUC 0,80. Comidas e artigos de  primeira necessidade encontram-se em supermercados lotados de cubanos e turistas com preços prá lá de accessíveis.


 



 


Os turistas enchem o País –  em 2007 receberam 2.500.000 e planejam dobrar este número para este ano.  O turismo responde por 66% do orçamento nacional.  São  alemães, belgas, holandeses, canadenses e até norte-americanos, ou passeando,  ou em busca de  tratamentos de  saúde  que só Cuba possui. Poucos brasileiros,  mas  por curioso que  possa  parecer eles adoram o Brasil.


 


Espero que essas fotos iniciais dêem uma idéia do geral,  mas tem muito mais …


 


*Iran Caetano é médico.


 




* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site e são de responssabilidade de seu autor.