Ministério do Esporte promove reunião para Rio-2016
O Ministério do Esporte coordena no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial Rio 2016. O evento discute o desenvolvimento e a coordenação de ações do governo brasileiro para trazer os Jogos Olí
Publicado 27/02/2008 10:32
Vinte órgãos federais, entre ministérios, secretarias, autarquias e agências, confirmaram presença, assim como representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal do Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), igualmente empenhados na candidatura.
Os órgãos envolvidos se articulam para firmar acordos e parcerias em prol de projetos em diversas áreas-chave para a candidatura com impacto direto na sociedade, como esporte, saúde, desenvolvimento econômico, transportes, educação, cultura e meio ambiente.
A agenda de reuniões define uma primeira fase de propostas que constituirão o Plano de Ações Governamentais (PAG) da União para o processo de candidatura, com objetivo de alinhar programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com as exigências olímpicas, sinalizando às autoridades esportivas internacionais o comprometimento do Rio e do Brasil com o esporte e com o desenvolvimento sustentável em todos os setores, independentemente de o País vir a conquistar o direito de sediar os Jogos de 2016.
Além disso, aliando as obras do PAC, como a revitalização da área portuária carioca e melhorias em diversas favelas, com o legado dos Jogos Pan-americanos, o governo federal pretende colaborar para que a cidade obtenha ganhos já no processo de candidatura às Olimpíadas.
O encontro também objetiva envolver os diversos órgãos no comprometimento do País com as garantias apresentadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
O compromisso brasileiro foi firmado em 11 de janeiro deste ano, com a entrega de respostas a 25 itens do questionário do COI, e ratificado por carta pessoal do Presidente da República entregue pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., em 28 de janeiro.
Pela terceira vez na história o Rio de Janeiro é aspirante à candidatura aos Jogos Olímpicos. Desta vez, um fator de peso soma pontos perante o Comitê Olímpico Internacional: a realização dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007, que propiciou à cidade possuir infra-estrutura esportiva de padrão internacional, com construção e reforma de instalações, além de capacitação do setor turístico e hoteleiro, desenvolvimento de programas socioesportivos de inclusão, experiência com tecnologia de Jogos similar à olímpica e qualificação de profissionais e prestadores de serviços para atender a um evento desse porte.
Os nomes das cidades candidatas – que irão para a fase final de disputa – serão anunciados pelo COI em junho deste ano, e a escolha da cidade-sede ocorrerá em outubro de 2009.