Sem categoria

Deputado defende mutirão nacional por direitos humanos

O deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH), alertou nesta quarta-feira (27) para a urgência de um mutirão nacional, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais, para combater a violação dos dire

“É hora de juntarmos todas as forças para colocar as questões de direitos humanos como prioridade no Brasil”, disse. Para ele, apesar dos esforços do governo brasileiro, ainda há muito o que se fazer nessa área. “O governo Lula tem feito o possível para coibir a violação dos direitos humanos, no entanto, é preciso que os estados se mobilizem e atuem neste campo”, afirmou.


 


O petista recordou que o presidente Lula já conseguiu combater a miséria no país e, nesta mesma linha, deveria priorizar algumas ações, como o combate à tortura, ao racismo e à impunidade.


 


Segundo a ONU, a violência e a desigualdade social estão entre os principais desafios para o Brasil. A instituição acaba de compilar o primeiro raio X completo sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, destacando problemas como a corrupção, desigualdade social, racismo, tortura e impunidade. O documento ainda alerta que o Brasil não cumpriu as recomendações feitas pela entidade. Em 2005, a ONU deu o prazo de um ano para Brasil adotar medidas para a proteção dos direitos humanos.


 


O raio X, conhecido como Revisão Periódica Universal, faz parte de uma nova estratégia para pressionar governos a tomarem medidas para lidar com as violações dos direitos humanos. O Brasil será um dos primeiros países a serem examinados entre os 192 membros da entidade e o debate está marcado para ocorrer na ONU no mês de abril.


 


A compilação foi elaborada pelo escritório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, a partir das visitas de seus relatores especiais ao Brasil nos últimos anos. Também foram utilizadas avaliações feitas por várias instituições ligadas à ONU.


 


As disparidades sociais também integram a lista de preocupações da ONU. Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) , 50 milhões de pessoas no Brasil vivem na pobreza e o país está entre os cinco mais desiguais do planeta.


 


Fonte: Agência Informes (www.ptnacamara.org.br