ES do Petróleo e Gás

Recentemente fui a uma palestra sobre gestão de projetos na Petrobrás, no início do seminário o gerente de produção da unidade do ES fez um breve relato dos grandes projetos previstos até o ano de 2012. Antes de falar nesses projetos gostaria de relata

O hino nacional foi executado antes de qualquer palestra, e foi ressaltado o compromisso que os seus funcionários possuem em relação a estatal e sua importância estratégica para o Brasil. Algumas imagens mostraram belezas naturais do ES, ressaltando que os seus trabalhadores valorizam o solo no qual executam seus projetos. A Petrobrás demonstra o quão errado é entregar as riquezas nacionais.


 


Em relação aos projetos, é previsto o investimento direto da ordem de 20 bilhões de reais até o ano de 2011, onde se espera ultrapassar os atuais níveis de produção de 7 milhões de metros cúbicos de gás/dia, para mais de 20 milhões de m3/dia. Só para termos uma idéia da importância desses investimentos, somente com o ICMS teremos um aporte de arrecadação na ordem de 600 milhões de reais por ano, só com o gás. Bastante relevante se considerarmos um volume de investimento do governo estadual para o ano de 2008 no total de 770 milhões.


 


Tudo perfeito até aqui, entretanto há um problema, pela reforma tributária proposta pelo governo Lula e enviada ao Congresso sob forma de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) na quinta passada, haverá uma inversão na forma de arrecadação do ICMS, sendo o estado de destino o responsável pela arrecadação desse tributo, e não mais o estado de origem.


 


Soco no estômago do ES!


 


A reação já aconteceu, os senadores e deputados da bancada capixaba já se manifestam contrários a essa proposta. Será necessário, como prometeu o governo, uma compensação de receitas devidas às mudanças. Mas não dá para ficar só na promessa. Realmente uma equação de difícil digestão.


 


O ES é um estado promissor, cresce acima da média nacional e promete mais crescimento. Precisamos cobrar que esse crescimento se reflita em melhor qualidade de vida para a sua população, que ainda está bem longe de sentir os reflexos de tanto investimento. Precisamos urgentemente de melhorias na educação, na saúde e a na segurança. Esse é um dos compromissos dos comunista capixabas em prol do desenvolvimento com justiça social.


 


*Iran Milanez é graduado em Ciência da Computação.


 




* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site e são de responssabilidade de seu autor.