Aliança entre PCdoB e PT de Sergipe é exemplo para o Brasil
Mais de que um ato de adesão à reeleição do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), a posse dos diretórios estadual e municipal do PT de Sergipe na noite da última sexta-feira, dia 22/02, foi um exemplo de aliança política para o Brasil. De acor
Publicado 15/03/2008 12:34 | Editado 04/03/2020 17:20
''Nossa frente ajudou a eleger o presidente Lula, elegeu Marcelo Déda (governador de Sergipe pelo PT) e novamente está dando um exemplo de unidade e democracia, sem tremores nem maiores problemas que comprometam um projeto maior, ao contrário do que está acontecendo em outras regiões do país'', ressaltou Edvaldo.
Para Edvaldo Nogueira, a composição dos novos diretórios do PT reafirma a liderança de militantes que têm uma trajetória de compromisso com as bandeiras do campo de esquerda do Estado e do país. ''Márcio e Chico são companheiros comprometidos majoritariamente com a luta e o trabalho em defesa da unidade dos partidos coligados. A corrente que eles representam aposta na unidade das forças progressistas, dos movimentos sociais e dos partidos aliados que estão construindo um projeto novo para o Estado'', avaliou.
A solenidade reconduziu ao comando do Partido dos Trabalhadores o vereador João Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, ambos reeleitos com mais de 70% dos votos válidos em dezembro de 2007.
O evento de posse dos diretórios estadual e municipal do PT simbolizou o reconhecimento à candidatura natural do comunista Edvaldo Nogueira à Prefeitura de Aracaju. Em meio a milhares de militantes e lideranças políticas dos partidos da base aliada, que lotaram o plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe, os discursos foram no sentido de manter a unidade da aliança liderada pelo governador Marcelo Déda e garantir o PCdoB na cabeça de chapa ao lado dos petistas para impedir a volta das 'elites conservadoras há 40 anos no poder'.
Apoio
Marcelo Déda defendeu a tese da generosidade e da humilde durante o processo eleitoral que se avizinha para evitar que o seu partido fosse considerado 'hegemonista'. ''Precisamos avaliar a conjuntura e mostrar que nesse momento somos capazes de superar a vaidade, a arrogância e continuar a legitimar a opção de ocupar espaços democráticos pautados no compromisso estratégico e na relação das bandeiras e projetos, usando a cabeça e o coração para fortalecer o bloco histórico que construímos'', destacou.
O governador de Sergipe deixou clara sua disposição de estar nas ruas, como um militante incansável em apoio a Edvaldo Nogueira, e afirmou que não abre mão de ser o coordenador da campanha na capital sergipana. ''Vou varrer toda a casa de Aracaju para defender um projeto vitorioso. Vamos mostrar ao povo o que fizemos, o nosso estilo de governar e que somos capazes de obras ousadas, como o Viaduto do Dia que será inaugurado em breve, mas também que investimos em políticas sociais e dialogamos com as bases para ajudar nossa gente a ser cidadã'', declarou.
Esquerda sergipana
Outro discurso que empolgou a militância e reforçou a importância de consolidar o projeto de mudanças iniciado em 2000 com a vitória desse mesmo grupo para a Prefeitura de Aracaju foi o do ex-senador e presidente BR – Distribuidora, maior subsidiária da Petrobras, José Eduardo Dutra, PT. O petista defendeu com veemência a tese da candidatura natural do atual prefeito, apontado como uma liderança que tem dando uma contribuição decisiva para as lutas democráticas do Estado. ''Edvaldo Nogueira não é só filiado e militante histórico do PCdoB. Mais do que isso, ele é um bravo militante filiado da esquerda sergipana'', observou.
Durante o ato, o vereador João Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, fez uma breve retrospectiva histórica da lutas democráticas no Brasil a partir da mobilização dos sindicatos, dos estudantes e dos trabalhadores rurais em torno do objetivo comum de construir uma nação livre, soberana e igualitária. ''A experiência democrática que o PT trouxe para esse debate se mostrou quando tivemos a oportunidade de ampliar nosso leque de alianças. Esse ano temos a grande tarefa de impedir no município de Aracaju que as forças do atraso voltem ao poder. É preciso que nós, ao lado dos partidos aliados, apresentemos uma chapa forte. E não tenho dúvida que vamos sair daqui fechados com Edvaldo Nogueira'', defendeu.
Além da posse do secretário Márcio Macedo e do vereador Chico Buchinho, reeleitos com 70% dos votos válidos, também foram empossados na noite da última sexta-feira os demais presidentes dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores espalhados pelo interior sergipano. As eleições internas do PT (PED) aconteceram no mês de dezembro do ano passado em todo o território nacional. Prestigiaram a solenidade prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários de governo, representantes dos movimentos sociais e estudantis, líderes dos partidos da coalizão e o presidente da Direção Estadual do PCdoB de Sergipe, Hallison Sousa.