Maridos transmitem vírus a 75% das idosas com HIV no Brasil
Uma pesquisa inédita com os cerca de cem idosos com HIV atendidos no hospital Emílio Ribas, de São Paulo, mostra que, entre as mulheres de mais de 60 anos, 75% foram infectadas pelos maridos. Entre os homens, 80% contraíram o vírus em relações fora do cas
Publicado 15/03/2008 14:44
O infectologista Jean Gorinchteyn, responsável pela pesquisa, diz que as pessoas têm, em geral, uma idéia equivocada sobre os idosos. “Eles, sim, fazem sexo”, afirma. “É comum que a mulher perca a libido com a idade, que tenha a lubrificação vaginal diminuída. Mas o homem não sublima a sexualidade. É então que ele busca o sexo fora do casamento. Hoje há remédios para disfunção erétil. E, eventualmente, quando faz sexo com sua mulher, pode contaminá-la.”
Recentemente, o Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) fez um levantamento entre as pacientes com HIV e mostrou que elas tiveram na vida, em média, dois parceiros sexuais. Não pesquisaram os homens. “As mulheres não cogitam usar camisinha porque se sentem protegidas no casamento”, diz o infectologista Dirceu Greco, da UFMG.
“Algumas não cogitam a hipótese de o marido ter mantido relações fora do casamento”, afirma Gorinchteyn. “Há mulheres que acreditam que o marido se infectou por causa de transfusão de sangue em cirurgia de catarata. Essa cirurgia, como se sabe, não precisa de transfusão. A mulher mais velha guarda do homem uma visão de provedor, protetor.”
Há faixas etárias em que a incidência da Aids está diminuindo. Entre os idosos, porém, está aumentando. Nos homens com mais de 60 anos, os novos casos subiram de 5,8 (por 100 mil habitantes) em 1996 para 9,4 em 2006. O índice entre as mulheres com mais de 60 subiu de 1,7 para 5,1.
Fonte: Folha de S.Paulo