Eurodeputada pede punição a Blair e Brown por ação no Iraque
A eurodeputada verde britânica Caroline Lucas defendeu neste sábado (15) que o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e o atual, Gordon Brown, sejam julgados por crimes de guerra por seus papéis na invasão do Iraque, que completa cinco anos no p
Publicado 15/03/2008 18:54
“Tony Blair e Gordon Brown deveriam ser julgados no Tribunal Internacional de Haia”, disse Caroline Lucas durante a grande manifestação que aconteceu em uma praça em Londres, para protestar contra os conflitos no Iraque e no Afeganistão.
Diante das milhares de pessoas que compareceram à Trafalgar Square, o ex-ministro trabalhista Tony Benn disse que “as tropas devastaram o Iraque”, e acrescentou que “o mesmo ocorre no Afeganistão”.
O deputado George Galloway, que abandonou o Partido Trabalhista em protesto contra o conflito e hoje milita no movimento Respect, previu nefastas conseqüências caso os Estados Unidos decidam invadir o Irã.
“Se as bombas caírem sobre o Irã, não distinguirão partidários de opositores ao regime. Matarão iranianos indiscriminadamente como antes mataram iraquianos e afegãos”, afirmou Galloway.
Da Trafalgar Square, os manifestantes – convocados pelo grupo Stop The War, entre outras organizações -, se dirigiram à praça do Parlamento para prosseguir com o protesto.
Tanto a manifestação de Londres quanto a realizada na cidade escocesa de Glasgow fazem parte de uma série de protestos que vêm acontecendo no mundo todo, em virtude do quinto aniversário da invasão do Iraque.
Fonte: Efe