Seminário do PCdoB homenageia Paulo Rogério
Com mais de 60 cidades presentes, o PCdoB de Minas deu início neste sábado (14) às atividades do seu 3º Seminário Eleitoral. Cerca de 300 pessoas estão credenciadas, entre dirigentes e lideranças partidárias, parlamentares e os pré-candidatos a prefeit
Publicado 15/03/2008 22:40 | Editado 04/03/2020 16:52
Antes do início dos trabalhos, uma homenagem de todo o plenário foi feita ao vereador Paulo Rogério, do PCdoB de Juiz de Fora, morto em um acidente de carro a caminho do encontro. O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, natural da cidade da Zona da Mata mineira e amigo pessoal do vereador, falou sobre a vida de lutas do camarada e considerou o ocorrido “uma fatalidade e uma perda irreparável”. (leia matéria).
O Secretário-geral do PCdoB Minas, Richard Romano, abriu o Seminário e disse que aquele era o pontapé inicial para consolidar o projeto político eleitoral do Partido em todo o Estado. Para ele, os candidatos comunista devem priorizar a aproximação da campanha com o povo, dando ênfase à participação popular.
Na parte da manhã, a deputada federal Jô Moraes abriu a programação fazendo uma análise do quadro político nacional. Para Jô, “garantir um bom resultado, um bom desempenho das candidaturas do campo democrático e popular nas principais cidades, é fundamental para fortalecer o governo federal e reafirmar os rumos das mudanças”.
Ela destacou ainda a fundamental defesa das seis reformas democráticas propostas pelo PCdoB (tributária, política, urbana, agrária, educação, e democratização da comunicação). Jô disse ainda que é necessário planejar as ações de acordo com cada realidade, focando a campanha também para as especificidades de cada localidade.
Já o deputado estadual Carlin Moura falou sobre o quadro político estadual. Carlin criticou o “choque de gestão” do governo Aécio, a maquiagem das contas públicas, o trato ao funcionalismo público, os altíssimos gastos com publicidade e o baixo desenvolvimento da educação. O deputado fez um balanço de anos do estado sob os mandos de um governo neoliberal.
“Vemos que o seu governo tem sido de caráter extremamente neoliberal pautado numa idéia de estado mínimo e com características de extremo racionalismo político, que esconde atrás das propagandas os verdadeiros rumos do estado”, disse.
O integrante do Comitê Estadual, Manuel Cação “Quincas” também fez uma exposição com fortes críticas e um desenho de análise eleitoral sobre o governo neoliberal de Aécio Neves.
Na parte da tarde, o tema foi “Coordenação, Organização e Planejamento da campanha eleitoral'', com as intervenções do presidente municipal do Partido do PCdoB/BH, Zito Vieira, e do secretário de finanças do estadual, Fernando Máximo.
> Nos próximos dias, o Vermelho Minas trará a cobertura completa sobre a morte do camarada Paulo Rogério e sobre o Seminário eleitoral. Acompanhe.
Da Redação