PT de Goiânia elege maioria pro-aliança com Iris

            * Por Marcus Vinícius

 

Tese defendida por Lula de apoio à reeleição do prefeito Iris Rezende vence encontro, elegendo maior número de delegados. A base venceu a disputa com a cúpula do PT. Por 568 votos, os defensores da aliança derrotaram os partidários da candidatura própria que tiveram 562 votos.


É um resultado apertado, mas sintomático. Os aliancistas, liderados pelos vereadores Djalma Araújo e Carlos Soares, pelo deputado estadual Luis Cesar Bueno e pelos ex-deputados Paulo Garcia, Osmar Magalhães e Neyde Aparecida, apoiaram-se na estratégia traçada pelo presidente Lula, que publicamente defende o apoio do PT goianiense à reeleição do prefeito Iris Rezende. Vale dizer que a tese da aliança foi vitoriosa contra uma chapa que tinha dois deputados federais (Rubens Otoni e Pedro Wilson), dois estaduais (Mauro Ruben e Humberto Aidar), três vereadores (Marina Sant´Anna, Cidinha e Serjão Dias), além do apoio dos presidentes estadual (Valdi Camarcio) e municipal (Luis Alberto).



Com o resultado, os aliancistas garantem 115 dos 228 delegados com direito a voto no encontro do dia 23/03.



A votação mostra que o processo interno no PT ainda demanda muita conversação. O resultado formal revela uma militância quer o debate e está mais afinada com a estratégia de reforçar nos Estados a aliança que garante a governabilidade do PT em Brasília. É um olhar em 2008 tendo por horizonte a sucessão presidencial 2010.



Nada mais natural para um partido cuja história é de construção de um projeto nacional.



O recado está dado. Os próximos dias serão de avaliação e reflexão. Os petistas, no entanto, indicam que o partido que governa o país não vai meramente “bater chapa” nas eleições de Goiânia. O indicativo da militância é de que o PT quer sentar na mesa das decisões dos destinos de Goiás.



* Blog do Marcus Vinícius
  http://www.marcusvinicius.blog.br/novo/?pg=postagem&id=459