Cinqüenta já morreram no RJ em epidemia de dengue
O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Rio, Victor Berbara, confirmou nesta quarta-feira (26) que chega a 50 o número de mortes causadas pela dengue desde o começo do ano no Estado. Segundo ele, a secretaria investiga outras 50
Publicado 26/03/2008 18:57
“A maioria deles acaba não sendo registrada como dengue”, afirmou. Berbara afirmou também que o Estado já considera surtos de dengue em municípios como Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Natividade e Cantagalo, além da cidade do Rio.
“Em termos de número, esta é uma epidemia que não se compara a nenhuma outra por causa de sua gravidade”, afirmou. Um novo balanço com os números de casos e mortes causadas pela dengue no Estado deve ser divulgado ainda hoje.
Epidemia
Na terça-feira (25), especialistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estiveram reunidos para discutir a proliferação da doença no Estado e afirmaram que o Rio vive a mais grave epidemia de dengue.
Repetindo crítica feita segunda-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o grupo apontou ainda o modelo de assistência médica do Rio como um dos principais fatores para o número de mortes por dengue acima do esperado.
“É a mais séria epidemia que já tivemos no Rio. Não pelo número de mortes, mas porque é um marcador do que ainda pode vir”, disse Paulo Sabroza, epidemiologista da fundação.