Sobral é referência na Educação

O trabalho exemplar realizado pela Prefeitura de Sobral na área da educação foi, mais uma vez, reconhecido nacionalmente. Dessa vez um estudo do MEC, em parceria com o UNICEF, situou a cidade entre os municípios que são referência no esforço de assegurar

Acompanhamento rigoroso dos alunos e incentivo à leitura nas escolas foram algumas das estratégias adotadas por 37 municípios brasileiros com desempenho superior ao resto do país em indicadores do ensino básico (níveis fundamental e médio). O levantamento “Redes de Aprendizagem – Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender” pesquisou as estratégias adotadas por municípios que têm Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima de 4 – a média nacional é 3,8. Sobral é uma das cinco cidades do Nordeste e a única do estado do Ceará a fazer parte da lista.


 


O estudo foi feito pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Os dados serão apresentados e debatidos hoje, em Brasília, no Fórum da Undime. Os pesquisadores identificaram dez ações adotadas por esses municípios que, segundo o estudo, garantiram melhor desempenho dos alunos:



1 – ensino de resultados: escolas traçam metas para que os alunos aprendam
2 – método de ensino integrado para todas as escolas do município
3 – planejamento do ensino com a participação dos pais
4 – avaliações regulares
5 – valorização dos professores
6 – formação contínua dos professores
7 – estímulo à leitura
8 – atenção individual aos alunos
9 – atividades extra-classe
10 – parcerias em esportes, cultura, assistência social e saúde


 


Curso de atendimento educacional especializado


Teve início no dia 25 de março, na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, o curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado, que será coordenado pela Secretaria da Educação, pela professora Maria Aldenir Lopes.


 


O curso de formação continuada de professores em atendimento educacional especializado é uma das ações do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. O programa, desenvolvido desde 2003, tem o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros e apoiar a formação de gestores e educadores como forma de efetivar os sistemas educacionais inclusivos. Será promovido pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade de Campinas- UNICAMP, tendo, em cada município-pólo, 1 Tutor responsável pelo acompanhamento das ações.


 


A capacitação terá carga horária de 180 horas-aula e será realizada em seis módulos de forma presencial e à distância. Nos dois módulos iniciais serão apresentadas as normas técnicas da educação à distância e os aspectos legais e orientações pedagógicas do atendimento educacional especializado. Em seguida, os educadores iniciarão as discussões sobre as deficiências físicas, visuais, auditivas e mentais.
Dessa forma, participarão do curso 12 professores de cada município-pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.


 


 


Fonte: www.sobral.ce.gov.br