Movimento pelas Águas
Secretaria de Meio Ambiente do Acre lança Movimento pelas Águas, com 12 horas de programação educativa-cultural, envolvendo seringueiros, ribeirinhos e estudantes.
Publicado 28/03/2008 15:52 | Editado 04/03/2020 16:10
O evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Água e Recursos Hídricos iniciou às 6:00 da manhã com a saída da Caravana das Águas, formado por sete barcos com ribeirinhos do Catuaba, Panorama e Belo Jardim, que percorreram o rio Acre fazendo uma campanha de educação e difusão ambiental.
No retorno da caravana, a população concentrou-se no mercado revitalizado (Novo Mercado Velho), para a assinatura do termo de adesão Movimento pelas Águas, entrega simbólica de lixeiras para barcos de ribeirinhos e catraieiros, lançamento da mensagem em extrato bancário do Banco do Brasil e apresentação cultural.
A deputada federal Perpétua Almeida (PcdoB), que reuniu entidades, instituições associações e organizações não governamentais, em setembro do ano passado com o objetivo de criar o Comitê de Defesa do Rio Acre, elogiou a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.
“Iniciativas como esta de associar ações de governo com ações educativas, conscientizando a população é a única forma de evitar a morte do rio e garantir água limpa. Ações isoladas sem o envolvimento da população têm pouco efeito prático, porque os velhos hábitos permanecem.”.
Perpétua cobrou dos gestores públicos a adoção de medidas imediatas para levar o saneamento básico e água potável à toda a população.
A deputada que fez um pronunciamento nesse sentido na câmara dos deputados no ano passado, lembrou a importância do trabalho conjunto com o poder legislativo, para que este apóie as ações ambientais através de emendas, projetos e intermediação junto aos ministérios.
“Vale ressaltar que 2008 foi instituído pela ONU como o Ano Internacional do Saneamento e que sem isso não conseguiremos um ambiente limpo, o que significa por sua vez falta de água potável. E é preciso levar em conta que atualmente mais de 2,5 milhões de brasileiros não têm acesso à quantidade necessária de água limpa, e que é hora de revertermos esse quadro. Portanto, apoiamos toda a iniciativa que leve em conta essas considerações”, disse a deputada.