Maranguape é cenário de filme sobre Bezerra de Menezes 

Cenas do filme Bezerra de Menezes o médico dos pobres foram gravadas na cidade de Maranguape. A primeira fase de trabalho do longa metragem se deu em 2007, no Estado de Pernambuco e nas cidades de Fortaleza, Guaramiranga, Pacoti, Mulungu, Aratuba e Marang

O filme relata a biografia e vida do Dr. Bezerra de Menezes, cearense, nascido na localidade de Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama. A trama se passa entre os séculos XVIII e XIX. Fortaleza e Pernambuco também estiveram no roteiro nessa segunda etapa, por possuírem prédios arquitetônicos da época que retratam muito bem os ambientes da casa de Bezerra de Menezes, de um conhecido Centro Espírita, ambos no Rio de Janeiro, e casa de seu irmão no Ceará.


 


No elenco principal estão grandes nomes da dramaturgia , a exemplo de Carlos Vereza como Bezerra de Menezes, Caio Blat, Paulo Goulart Filho, Nanda Costa e Lúcio Mauro. As gravações em Maranguape aconteceram até segunda-feira, 31. Cerca de 40 pessoas do Município, entre 17 e 70 anos, participaram do trabalho como figurantes. Os prédios construídos em meados do Século XVIII – Solar do Bonifácio Câmara, Sociedade Artística Maranguapense e casario onde atualmente funciona a sede da Guarda Municipal – foram ocupados pelos atores para as filmagens.


 


A ficha técnica do filme conta com o nome de Nilsinho Santiago, maranguapense na produção de arte e que participou na primeira fase dos trabalhos como assistente de direção; a direção geral é de Jorge Pimentel e Glauber Filho; diretor de fotografia – Antônio Luiz, diretor de arte – André Scarlazzari; produtora –Trio Filmes e realização -Associação Estação da Luz .


 


O personagem – Bezerra de Menezes era filho do fazendeiro e capitão de Milícia Antônio Bezerra de Menezes. Concluiu seus estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tornando-se um conceituado médico. Encarou a política fundamentado nos princípios da liberdade e igualdade da raça humana. Foi político influente no País chegando a ser intendente no Rio de Janeiro. Decepcionado, dedicou-se inteiramente à profissão atuando como médico humanista. Foi a partir de um presente que ganhou de um amigo, o livro de Allan Kardec, que Bezerra de Menezes decidiu doutrinar através do espiritismo. Muito caridoso ajudou aos pobres e se desfez dos bens materiais. O médico espírita faleceu em 1900.
 
 


Fonte: www.maranguape.ce.gov.br