Congresso reúne profissionais de educação
Tem início amanhã, quarta-feira (02), e segue até o próximo sábado (05), o 7º Congresso dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. O evento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), vai discutir as principais prop
Publicado 01/04/2008 18:15 | Editado 04/03/2020 16:59
Mais de 600 profissionais da educação, entre professores e administrativos, participarão do encontro. Na ocasião, eles irão debater as políticas educacionais e sindicais, as ações para garantir uma escola pública de qualidade e a campanha salarial 2008, que já começa em maio.
De acordo com os membros do Sintepe, o congresso é uma ótima oportunidade de contribuir com a formação dos docentes e atualizá-los sobre as ações da categoria. As decisões tomadas neste congresso servirão para construir um plano de lutas para o próximo biênio, quando acontecerá um novo encontro. O documento dá suporte ainda para cobrar dos dirigentes municipais e estadual medidas que auxiliem na melhoria da educação.
O congresso tem início nesta quarta-feira, com mesa de debate e, logo em seguida, a apresentação do cantor Silvério Pessoa. Na quinta-feira (03), ocorrerá a analise da conjuntura internacional, nacional e estadual. A sexta-feira (04) é dedicada às discussões sobre políticas educacionais. E no sábado (05), um balanço de todo o encontro e a elaboração do Estatuto do Sintepe.
O 7º Congresso dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco acontece no Eco Resort do Cabo, que fica na Avenida Beira Mar, 750, Cabo de Santo Agostinho. O Sintepe estará disponibilizando transporte até o local do congresso. Os ônibus saem diariamente a partir das 15h, da sede da instituição.
COMEMORAÇÃO – na semana passada, o Sintepe completou 18 anos de atividades e lutas em prol da educação em Pernambuco. A data foi lembrada com uma homenagem na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e festa na sede da entidade.
A sessão solene foi solicitada pela deputada estadual e ex-presidente do Sintepe, Teresa Leitão. Para o presidente da Alepe, o deputado estadual Guilherme Uchôa, “a cada ano, o Sintepe reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade”. Já na sede da instituição, houve mesa política, queima de fogos e corte de bolo. Para os dirigentes do Sintepe, há muito que comemorar, mas não é o momento para descanso.
De acordo com a vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade, os professores estaduais de Pernambuco tem os piores salários do país. “O que é um grande motivo para continuarmos a nossa luta pela reforma na educação básica”, comentou.
Do Recife,
Daniel Vilarouca