UJS obtém vitória política na Conferência de Juventude de SP

A Conferência Estadual de Juventude de São Paulo aconteceu neste final de semana e reuniu cerca de mil jovens de todas as regiões do estado. As plenárias foram realizadas no espaço onde hoje o Parque da Juventude, construído no terreno do antigo presídio

O destaque ficou por conta da participação da União da Juventude Socialista, que conseguiu aprovar a maioria de suas propostas e protagonizar uma ampla articulação política que resultou numa carta, assinada por várias entidades e movimentos, exigindo maior abertura do Conselho Estadual de Juventude de São Paulo.


 


Além disso, a UJS paulista, na soma das diversas modalidades de eleição de delegados, terá mais de quarenta delegados na Conferência Nacional, nos próximos dias 26 e 27 de abril, em Brasília.


 


Para Renata Petta, presidente estadual da UJS, “a vitória foi política, porque influenciamos na construção de uma boa resolução que agora vai ao encontro nacional. Além disso, a partir de uma articulação ampla encabeçada pela UJS, conseguimos o compromisso do governo de São Paulo em efetivamente abrir o Conselho Estadual de Juventude para a participação dos movimentos juvenis”.


 


Os debates, divididos em grupos de várias temáticas, produziram um relatório com 21 propostas de políticas públicas para a juventude que serão levadas à Conferência Nacional.


 


Fernando Borgonovi