Sem categoria

Artistas e escritores prestam homenagem a Fidel

Fidel Castro foi eleito hoje “membro de mérito” da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), em um encontro nacional que é realizado por essa entidade em Havana. O 7º Congresso da Uneac também selecionou um novo Conselho Nacional com mais de 130 int

Lideraram a votação o historiador de Havana, Eusébio Leal Spencer, com 318 votos; seguido pelo escritor Senel Paz, com 280. Leal Spencer ficou conhecido por seu trabalho na direção de um programa de restauração arquitetônica e “reanimação” social de amplas zonas do setor colonial da capital cubana. É ainda um intelectual reconhecido internacionalmente.


 


Paz, por sua vez, foi co-roteirista do filme cubano Morango e Chocolate (1994), baseado em um conto que retrata a questão da discriminação ao homossexualismo existente na sociedade cubana na década de 80.


 


A eleição de Fidel como membro de mérito da Uneac foi proposta pela escritora e jornalista Marta Rojas. “Fidel, como José Martí, começou desde muito cedo a fazer jornalismo, e é autor de vários livros imprescindíveis para Cuba”, argumentou.


 


Após uma ampla recordação da vida de Fidel no âmbito cultural, Marta falou sobre “o último ano, em que Fidel retornou à vida jornalística com suas Reflexões, já compiladas em livros”. Em uma carta aos intelectuais do congresso, Fidel defendeu uma atitude de princípios socialistas para os indivíduos, afastada do “egoísmo”.