Pronera comemorará 10 anos de atividades
Será na próxima quarta-feira, dia 16, a comemoração dos 10 anos de criação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Publicado 14/04/2008 11:33 | Editado 04/03/2020 16:36
O Programa é uma iniciativa é da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Ceará (Fetraece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). A solenidade ocorrerá às 15h, no Auditório do Incra (Av. José Bastos, 4.700 – Couto Fernandes – Fortaleza).
O Pronera tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. O programa apóia projetos em todos os níveis de ensino. Existem, atualmente, 21 turmas de cursos de graduação pelo Pronera em todo o País, em áreas do conhecimento como Agronomia, Pedagogia, Geografia, Veterinária, História e Direito. No Ceará, a primeira turma de Pedagogia do Programa se forma em julho deste ano na UFC.
A programação do dia 16 será aberta às 15h, com a palavra do Superintendente do Incra, Raimundo Amadeu de Freitas. Às 15h30min a Coordenadora Nacional de Educação do Campo do Incra, Clarisse Aparecida dos Santos, falará sobre Educação na Reforma Agrária no Brasil. Às 16h será a vez de Maria das Dôres Ayres Feitosa, Gestora do Pronera (Incra-CE), discorrer sobre o Programa. Às 16h30min serão comentados Processos Pedagógicos do Pronera – a Experiência no Ceará, com a participação de representantes da UFC, Uece, MST e Fetraece. O encerramento será às 17h30min.
O Pronera capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias. As práticas educacionais têm como princípios o diálogo, a práxis e a transdisciplinaridade.
Fonte: Adufc