Sem categoria

PCdoB lança Renildo Calheiros pré-candidato em Olinda

O Jornal do Commercio, de Pernambuco, noticiou no seu ''Blog do Jamildo'' o afastamento do deputado federal Renildo Calheiros da liderança do Bloco de Esquerda na Câmara. Renildo é pré-candidato do PCdoB à sucessão municipal em Olinda. Ao lançar

Pré-candidato do PCdoB à sucessão municipal de Olinda, o deputado federal Renildo Calheiros, anunciou dia 11, na plenária de lançamento de seu nome para a disputa, que deixará a liderança do bloco que comanda na Câmara Federal, formado por PCdoB, PMN, PRB, PDT e PSB. Ele deixa o cargo para dedicar-se às alianças que sustentarão sua campanha. Calheiros promete trabalhar para trazer o PT para o palanque.


 



“Essas conversas com aliados podem acontecer até junho. Vamos procurar dialogar, sim, com o PT e convencer da importância da nossa candidatura.” A prefeita de Olinda e condutora do processo sucessório, Luciana Santos (PCdoB), salientou que os acertos com outros partidos já estão acontecendo. “Temos conversas avançadas com o PMN, PSB, PR e PP. Enquanto o debate interno do PT não se resolve, vamos conversando com outras legendas”.


 


Integrantes do PT marcaram presença na plenária, que, além de oficializar a pré-candidatura de Renildo, comemorou os 86 anos do partido. O secretário estadual da Cidades, Humberto Costa (PT), disse que a presença de representantes da legenda não significa o apoio a Renildo. “O PT ainda não se posicionou e o partido vai discutir melhor esse apoio. Estou aqui pela consideração que tenho ao PCdoB”, afirmou o secretário, que recebeu atenção especial da prefeita quando disputou vaga para o governo do estado, em 2006.


 


Atualmente o PT se apresenta com dois pré-candidatos à sucessão de Luciana: a deputada estadual Teresa Leitão e o vice-prefeito da cidade, Paulo Valença. A executiva estadual petista já manifestou intenção de manter a composição com o PCdoB na disputa municipal de Olinda. Luciana Santos sinalizou que o PCdoB não deve aceitar o condicionamento da eleição de Olinda à do Recife.


 


“Condicionar a eleição do Recife e Olinda implica em ampliar o debate para a condição das composições nacionais do PCdoB com o PT, uma vez que há situações onde estamos em melhores condições do que o PT”, disparou a prefeita.


 


Renildo evitou falar como candidato, temendo a Justiça Eleitoral, mas ressaltou que o lema de sua campanha será a continuidade. “Não estou aqui falando como candidato, inclusive, porque a Justiça Eleitoral não me permite, mas estou como deputado federal que está trabalhando por Olinda. Vamos dar continuidade à gestão de Luciana, levando adiante projetos como os  [das comunidades] V8 e V9”.