Indígenas acampam em Brasília para debater direitos e política
O Acampamento Terra Livre, evento central do Abril Indígena, será instalado nesta terça-feira (15) e ficará montado até quinta-feira (17), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cerca de 800 indígenas de todo o país devem se reunir no Acampamento.
Publicado 14/04/2008 17:21
Dois assuntos que serão priorizadas nas discussões são a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas – paralisado no Congresso há mais de 13 anos -, e a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.
Outro objetivo do evento este ano é avançar na articulação do movimento indígena nacional para aprimorar o controle social das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Nesta terça-feira, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, quando será apresentada a programação, que será dividida em eixos temáticos do Acampamento: saúde indígena; territórios indígenas (demarcação, proteção, desintrusão e sustentabilidade); educação Indígena e regulamentação dos direitos indígenas (Conselho Nacional de Política Indigenista, Estatuto dos Povos Indígenas e matérias correlatas).
Violência e criminalização contra os povos indígenas também serão tratados no decorrer do Acampamento.