UBM toma posse no Conselho da Condição Feminina de SP

A União Brasileira de Mulheres foi eleita como uma das entidades representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo. A posse foi nesta quarta feira, no Museu Brasileiro de Escultura.

O órgão, criado em 1983 pelo governador Franco Montoro, tem a função de promover atividades em defesa dos direitos da mulher, desenvolver estudos, debates e sugerir à Assembléia Legislativa e ao governo projetos que assegurem e ampliem os direitos da mulher.O Conselho é composto por 32 mulheres, sendo 21 entidades da sociedade civil, 10 de Secretarias Estaduais e uma do Fundo de Solidariedade do Estado.


 


Para Olívia Rangel, que representará a UBM neste mandato, “o Conselho foi uma conquista do movimento feminista e de mulheres e da luta democrática de todo o povo. Teve uma longa trajetória de lutas e formulação de políticas públicas em defesa das mulheres. Mas nos últimos anos seu peso político dentro do governo reduziu-se, e o diálogo com a sociedade civil, com o movimento social, foi precário”.


 


Olívia ressalta a necessidade do estado avançar nas políticas para mulheres, dotando recursos para a implementação. “Esta gestão precisa repensar o papel do Conselho, incluindo a reformulação de seu regimento, que não se adequa mais às novas necessidades da população feminina e do movimento político. Também é fundamental debater a criação de um órgão governamental com dotação própria e capacidade executiva dirigido às mulheres”, conclui a líder da UBM.


 


De São Paulo,


Fernando Borgonovi