UJS Paraíba realiza seu maior congresso estadual
A União da Juventude Socialista – UJS da Paraíba realizou no último fim de semana o seu maior Congresso Estadual. Entre debates, palestras e atividades culturais os paraibanos reafirmaram a sua opção pela luta por um país socialista.
Publicado 02/06/2008 11:25 | Editado 04/03/2020 16:54
O 4º Congresso Estadual da UJS – PB, etapa estadual do 14º Congresso da União da Juventude Socialista, aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Considerado o maior congresso estadual já realizado pela entidade na Paraíba, envolveu 2.500 filiados na base e teve 400 participantes entre delegados e observadores.
Também participaram do evento representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, do Partido Comunista do Brasil e de várias entidades estudantis, todos destacando a importância da mobilização juvenil para os avanços democráticos do país.
Palestras, debates e grupos de discussão sobre juventude e cultura, políticas públicas para a juventude, GLBTT e gênero, esporte e lazer, movimento estudantil, a luta pelo socialismo e a construção da UJS; ocuparam a programação do Congresso e resultou no eixo de atuação para o próximo mandato da entidade, a partir de propostas construtivas, vindas da necessidade e realidade de cada município paraibano.
Além dos debates, o 4º Congresso estadual também contou com atividades esportivas, como a estréia da Taça Eriberto Meira — uma homenagem ao camarada dirigente da UJS, falecido no ano passado — composta por um campeonato de handebol e Futsal, masculino e feminino. A disputa animou a moçada, o primeiro lugar no feminino ficou o CAJAMEL, equipe formada pelas meninas de Cajazeiras, Pombal e Remígio. No masculino o pessoal de Campina Grande não deixou pra ninguém e arrastou o troféu de campeão.
As noites foram marcadas por atrações musicais; a banda Nóis da Calçada (pop rock), o Trio Andorinha (forró) e grupos de samba de mesa, garantiram a diversão e apresentaram ao coletivo os novos talentos da UJS.
A programação cultural oferecia ainda como alternativa o “Maior São João do Mundo”, festa tradicional que acontece durante 30 dias na cidade de Campina Grande e que começou no último dia 29 de maio. Destaque do calendário turístico paraibano o evento reúne milhares de pessoas todas as noites com shows de forró, comidas típicas e passeios turísticos como o Trem do Forró, que leva os forrozeiros de Campina Grande a Galante, aproximadamente 1h30 de viagem, embalados pelos trios e quadrilhas juninas mais tradicionais da região.
Encerrando o Congresso, a plenária final elegeu a nova direção estadual da UJS na tarde do dia 1º de junho, reelegendo para presidente Rildian Filho, estudante de Direito da UEPB, que afirmou que se sentia honrado em assumir novamente a presidência da UJS e que “esta é uma forma de contribuir com a construção de uma UJS ainda maior e mais forte”. A diretoria ficou composta por 20 membros, mais 6 suplentes, divididos entre as regiões do Brejo, Litoral, Borborema, Cariri, Sertão e Curimataú. Também nessa tarde foram escolhidos os nomes dos 160 delegados que vão representar a Paraíba no Congresso Nacional que ocorrerá de 12 a 15 de junho, em São Paulo.
De Campina Grande
Ana Karine Santos