65% dos eleitores assistiram ao horário eleitoral na TV

Para a maioria dos entrevistados, Luizianne Lins (PT) tem tido o melhor desempenho no horário eleitoral. Já o programa de Moroni Torgan (DEM) foi o mais citado como o pior da campanha no rádio e na TV

Dos eleitores entrevistados para a terceira pesquisa O POVO/Datafolha, 65% dizem já ter assistido à propaganda dos candidatos à Prefeitura no horário eleitoral na televisão, e 25% à propaganda no rádio. O número chega a 69% em relação àqueles que já assistiram às inserções de propagandas durante a programação normal das emissoras de televisão, e 31% em relação às inserções no rádio. Os números sobre desempenho dos candidatos no “palanque eletrônico” e sobre audiência do horário eleitoral na televisão foram divulgados ontem no Grande Jornal, na TV O POVO.


 


Para 52% dos eleitores pesquisados, o programa eleitoral de Luizianne Lins (PT) é o melhor dentre os que têm sido veiculados na campanha em Fortaleza – percentual que supera suas intenções de voto, de 44%. Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT) foram mencionados por 15% dos eleitores, cada, como candidatos de melhor desempenho na propaganda de rádio e TV. Luiz Gastão (PPS), Renato Roseno (PSol), Aguiar Júnior (PTC) e o pastor Neto Nunes (PSC) ficaram com 1% cada, enquanto Adahil Barreto (PR), Carlos Vasconcelos (PCB) e Sílvio Frota (PAN) não pontuaram.


 


Já quando foi perguntado aos eleitores quais os piores programas no horário eleitoral, os números ficaram bem mais distribuídos entre os candidatos. Moroni é apontado como aquele que vem se saindo pior por 17% dos entrevistados. Patrícia foi mencionada por 11% dos eleitores, e Luizianne, por 10%. Neto Nunes ficou com 9%, Aguiar Júnior com 6%, Luiz Gastão com 5% e Adahil Barreto com 4%. Carlos Vasconcelos e Renato Roseno aparecem, cada um, com 2% das menções. Curiosamente, Silvio Frota, que nem aparece na propaganda eleitoral de rádio e televisão – sua candidatura está indeferida pela Justiça Eleitoral – foi citado por 1% dos eleitores como o candidato cujo programa é o pior.


 


A audiência das propagandas na TV e no rádio é um fator que parece consolidar as intenções de voto. Na pesquisa espontânea, o índice geral de indecisos é de 25%. Quando se faz um recorte sobre os eleitores que dizem já ter assistido ao horário eleitoral no rádio e na televisão, o índice de indecisos cai para 21%. Entre os que já ouviram os programas no rádio, o percentual fica em 16%.


 


Já entre os eleitores que afirmam não ter assistido a nenhum tipo de propaganda eleitoral na TV, o percentual dos que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar – isso é, sem ter acesso a uma lista com o nome dos candidatos – chega a 40%. Dentre os que não ouviram à propaganda no rádio, o percentual é de 30%.


 


O fato de o eleitor assistir ou não aos programas e inserções eleitorais também influencia o quadro individual das intenções de voto dos três candidatos mais citados. No cenário geral, Luizianne Lins tem 44% das intenções de voto, Moroni Torgan, 22%, e Patrícia Saboya, 19%. Entre os que não assistiram à propaganda na TV, a petista tem 37%, o candidato do DEM, 18%, e a pedetista, 19%. Já entre os eleitores que assistiram á propaganda eleitoral, os percentuais são de 46%, 23% e 18%, respectivamente.


 


No rádio, a audiência da propaganda também determina variação considerável nos índices dos candidatos. Entre os que ainda não ouviram o horário eleitoral nem as inserções, Luizianne foi citada por 41%, Moroni por 21% e Patrícia por 20%. Já entre os entrevistados que ouviram, os números passam, respectivamente, a 49%, 25% e 15%.


 


 


Fonte: O Povo