Cursos de agentes de leitura beneficiam grupos do Interior

Quinze municípios do Interior cearense, além da Capital, recebem, até 19 de setembro, cursos de formação continuada para os participantes do projeto Agentes de Leitura. Ao todo, participam 175 agentes de leitura e 20 agentes de leitura-articuladores.

Durante toda a semana, os agentes debaterão o tema “Literatura e vida: ética, estética e cidadania”, partindo de leituras de trechos de livros de literários e teóricos mediados pelos professores. O projeto é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Educação, Unicef, Associações Comunitárias, Organizações não-Governamentais e as Secretarias de Cultura, de Educação e de Ação Social dos municípios.


 


Cada dia de curso será orientado por um tema específico, entre eles, “O cidadão de papel”, “Literatura e ética” e “A estética na palavra”, mediados por professores como Olga de Sá, Michele Petit e Antônio Cândido. O objetivo é aprimorar o trabalho dos agentes, apresentando-lhes leituras plurais que abordem questões de ordem e ética e reafirmar a importância da leitura literária como fonte inesgotável de reflexões sobre o homem e sua função na sociedade.


 


Além da formação continuada, esse ano, o “Agentes de Leitura” realizará cursos de formação básica direcionados para os novos agentes. O projeto está sendo ampliado, duplicando o número de participantes. Ao todo, são 350 agentes de leitura e 40 agentes de leitura-articuladores. Com a ampliação, o projeto amplia o raio de ação para mais 15 municípios e a Capital, beneficiando, diretamente, 8.500 famílias.


 


Projeto


 


Cada agente assiste a um grupo de famílias, visitando-as regularmente de bicicleta, para realizar empréstimos de livros e promover cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura de maneira prazerosa, crítica, dinâmica e reflexiva.


 


O projeto atua em diversos bairros de Fortaleza, como Curió, Siqueira e Genibaú, e em municípios do Interior, como Assaré, Jardim, Cariús e Catarina. Com a ampliação, as atividades serão estendidas às cidades de Aiuaba, Alcântaras, Apuiarés, Arneiroz, Choró, Ererê, Itapiúna, Lavras da Mangabeira, Meruoca, Mulungu, Nova Olinda, Pedra Branca, Saboeiro, Salitre e Tejuçuoca.


 


Para outubro, estão programados cursos de formação para os novos agentes, tendo como tema “Sensibilização e Pedagogia da Leitura- formação para a cidadania” e “Dinamização de Acervos”. Outras atividades de formação básica e continuada estão programadas para 2008. Entre elas, um curso de tema transversal “Livros e experiências : intercâmbio de leituras e leitores”, II Encontro Estadual dos Agentes de Leitura e o seminário “Entre Leituras”, com escritores convidados para proferir palestras, como os autores Ana Miranda e Bartolomeu Campos Queirós.