Dia Lilás mobiliza mulheres em Pato Branco
Na manhã deste sábado (20), na Praça Getúlio Vargas, as mulheres da coligação “Fortes pra Mudar” acompanharam Ceni e Rizzi numa caminhada pelo centro de Pato Branco em comemoração ao Dia Lilás.
Publicado 21/09/2008 15:01 | Editado 04/03/2020 16:54
Ceni e Rizzi já assumiram o compromisso com as mulheres pato-branquenses com a criação da Secretaria da Mulher. A intenção é oportunizar as mulheres participação efetiva nas decisões de políticas públicas voltadas ao público feminino. Na administração de Ceni e Rizzi as mulheres poderão mostrar sua garra e em Pato Branco elas terão vez e voz.
Esse dia foi instituído como uma homenagem a 129 operárias que em oito de março de 1857 paralisou seus trabalhos em uma fábrica de tecidos pleiteando salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho. Essa foi a primeira greve feminina da história. A polícia interferiu, trancou as portas da fábrica e incendiou o local. Todas as 129 mulheres morreram carbonizadas. No momento da greve havia fios lilás nos teares.
Em 1910 durante a Conferência Nacional das Mulheres na Dinamarca, foi instituído em 08 de março o Dia Internacional da Mulher em homenagem àquelas mulheres. Nessa mesma conferência foi decidido que a cor lilás seria símbolo das lutas femininas.