29% dos eleitores não sabem número de candidatos

O maior índice de desconhecimento do número a ser digitado na urna eletrônica é registrado entre os eleitores de Patrícia Saboya (PDT). O número mais conhecido pelos eleitores é o de Luizianne Lins (PT)

Às vésperas das eleições, mais de um em cada quatro eleitores de Fortaleza ainda não sabe o número que deve digitar na urna eletrônica para votar em seus candidatos. Pesquisa O POVO/Datafolha realizada no fim da semana passada mostra que 71% dos eleitores que, na pesquisa estimulada, apontaram intenção de votar em um dos candidatos já sabem o número de seus candidatos. Outros 24% admitem que não sabem o número a ser digitado, enquanto 5% citaram o número errado.


 


O menor conhecimento do número nesta reta final é verificado entre os eleitores de Patrícia Saboya (PDT): 27% dos que declararam intenção em votar na pedetista não sabem o número da candidata e outros 10% mencionaram o número errado. O percentual dos que sabem o número de Patrícia soma 63%.


 


Entre os eleitores de Moroni Torgan (DEM), o conhecimento do número é ligeiramente maior: 68%. O índice daqueles que pretendem votar nele, mas não sabem seu número é de 27% – o mesmo dos eleitores de Patrícia. Mas o candidato do DEM leva vantagem no percentual de respostas erradas: as citações incorretas ao número do candidato ficaram em 5%, metade do índice registrado entre aqueles que declararam intenção de votar em Patrícia.


 


O número mais conhecido é o de Luizianne Lins (PT): 82% de seus eleitores já sabem o número que devem digitar na urna eletrônica. O desconhecimento do número ficou em 17%, enquanto as respostas erradas somaram 2%.


 


Após a realização da pesquisa, os candidatos teriam ainda dois dias de propaganda no horário eleitoral – o primeiro deles foi ontem – além de seis dias de inserções na programação das rádios e canais de televisão.


 


Avaliação



A avaliação da administração Luizianne Lins (PT) teve uma melhora sutil em relação à última pesquisa O POVO/Datafolha. O percentual dos eleitores de Fortaleza que consideram a gestão ótima ou boa oscilou de 49% para 50%. A avaliação regular também cresceu, de 34% para 36% desde a última pesquisa, no início de setembro. O índice de ruim ou péssimo caiu de 16% para 13%. Os números foram antecipados ontem no programa Jogo Político, na TV O POVO.


 


A pesquisa



Divulgada na tarde do último sábado pela TV O POVO e pelas rádios O POVO/CBN, Calypso FM e Mix FM, que integram o Sistema O POVO de Rádio, e detalhada na edição de domingo do O POVO, a quarta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha sobre a eleição em Fortaleza mostra Luizianne Lins (PT) com 47% das intenções de voto, enquanto os adversários, somados, aparecem com 43%. O segundo colocado é Moroni Torgan (DEM), que tem 22%. Patrícia Saboya (PDT) tem 16%. Ontem, O POVO divulgou novos números exclusivos da pesquisa, que mostram que 55% dos eleitores de Fortaleza ainda não escolheram candidato a vereador.


 


A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro e ouviu 1.040 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta está registrada na Justiça Eleitoral com o número 106066/2008 – autos 742.