Em domingo de carreata e debate, Luizianne consolida luta para vencer no 1º. turno

Na reta final das eleições municipais, um domingo vermelho em Fortaleza. Pela manhã e à tarde, uma carreata atraiu centenas de veículos em uma festa de cores e animação, levando a bandeira de Luizianne e dos vereadores do campo popular a diversos bairros

 A uma semana das eleições municipais, cresce a onda vermelha em Fortaleza. As pesquisas de intenção de voto divulgadas pelos diversos institutos, unanimemente apontando a liderança da candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, não serviram de motivo para acomodação. Pelo contrário: reforçaram o entusiasmo e a disposição de candidatos, lideranças, parlamentares, ativistas, militantes e de cada cidadão, em lutar pela vitória do campo popular na capital cearense – se possível, já no primeiro turno.


 


Luta consolidada ainda mais neste domingo, 28/9, a partir de duas atividades marcantes nessa reta de chegada da campanha. Primeiramente, a grande Carreata da Vitória, que uniu militantes de diversos partidos e cidadãos de vários bairros de Fortaleza, reafirmando o apoio a Luizianne.


 


O PCdoB teve uma expressiva participação na carreata, através de lideranças como o senador Inácio Arruda, presente na concentração inicial do desfile de civismo, consciência política e engajamento para que Fortaleza continue sendo administrada de forma popular e democrática.


 


Destaque também para os candidatos a vereador pelo PCdoB, que coloriram a carreata com a animação e a criatividade características das campanhas do partido, em ascensão no interior e na capital, onde planeja eleger a maior bancada de vereadores de sua história. Quem participou da carreata que passou por bairros como Maraponga, Mondubim, Bom Jardim, Conjunto Ceará, Barra do Ceará e Pirambu não duvida que o PCdoB tem tudo para chegar lá.


 


Debate: adversários criticam, Luizianne propõe


A noite de domingo na capital cearense teve como atração no cenário político a realização de mais um debate televisivo entre os postulantes à Prefeitura de Fortaleza. Desta vez, a TV Cidade acolheu os candidatos – com exceção de Sérgio Braga, novo prefeiturável do PPS, após a renúncia do empresário Luiz Gasta Bittencourt à disputa.


 


A história do debate, porém, não foi diferente, na essência, dos encontros anteriores dos candidatos na televisão. Enquanto Luizianne, mesmo com liderança absoluta nas pesquisas e possibilidade de vitória em primeiro turno, fez questão de estar presente, respeitando o telespectador e o espírito democrático, a maioria de seus adversários se deteve mais à tentativa de criticar a atual administração que à apresentação de propostas para a cidade.


 


No momento de mais crítico confronto direto do debate, a candidata do PDT, Patrícia Saboya, apoiada pelo PSDB, deixou a elegância de lado para afirmar que Luizianne estaria ''nervosa''. A candidata da esquerda não tardou em retrucar: ''Estou nervosa sim, mas é com o cinismo de alguns candidatos nessa campanha, que não é o que a gente queria, de discussão do melhor para Fortaleza'', declarou Luizianne, também corrigindo Patrícia quanto a números citados pela pedetista quanto à dívida da Prefeitura na gestão passada.


 


Diante da contundente, mas serena réplica de Luizianne, Patrícia Saboya solicitou direito de resposta. A produção do debate, que nomeou um grupo de profissionais do Direito para julgar os pedidos de direito de resposta, considerou improcedente a solicitação de Patrícia, que, mais tarde, deixou de responder à pergunta que lhe foi feita por outro candidato, para tornar a disparar contra Luizianne. Tarde demais.


 


As intervenções de alguns outros candidatos também deixaram claro o receio desses postulantes quanto à possível vitória da candidata petista, já no primeiro turno. Tentativas de denúncias carentes de consistência, erros na citação de números referentes ao Município, pouca atenção à essência do debate propositivo e até apelos pelo ''voto útil'' em prol de um segundo turno não deixaram dúvida ao telespectador: os próprios adversários reconhecem que é grande a chance de Luizianne ser reeleita, já no próximo domingo, 5 de outubro. Com uma campanha envolvente e de forte respaldo popular, a preocupação dos adversários parece mais do que justificada.