Sobral registra temperatura acima da média

Fundação Cearense de Meteorologia confirma elevadas temperaturas em todo o Estado. Em Sobral, o calor é intenso

Sobral. Esta cidade tem uma das mais elevadas temperaturas no Estado. Nesta época do ano, a situação piora e muitos moradores permanecem boa parte do tempo perto do ventilador e do ar-condicionado. A variação dos termômetros chega a ser entre 37 a 42 graus Celsius. O quadro pode ser confirmado pelos equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade. O intenso calor obriga as pessoas, sobretudo crianças e idosos, a permanecerem mais tempo em casa, principalmente a partir do meio-dia até as 15h, quando a temperatura fica mais elevada. No segundo semestre, é comum encontrar pessoas usando guarda-chuva para se proteger dos raios do sol.


 


Em conseqüência, pode-se comprovar o aumento no consumo de água para banho, bem como o de energia elétrica com o uso constante de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado durante todo o dia. Deve-se destacar que esse último trimestre (outubro, novembro e dezembro), são considerados os meses mais quentes, exigindo cuidados especiais no que se refere à própria saúde.


 


Além disso, a vegetação seca preocupa o Corpo de Bombeiros, que registra constante aumento nas chamadas de ocorrências de fogo na zona rural. “Quase que diariamente a nossa guarnição de combate a incêndio sai para apagar fogo no mato. Em média são registrados de três a quatro ocorrências desse tipo por dia”, conta o cabo do Corpo de Bombeiros, Washington Oliveira. Ele acrescenta ainda que a maioria dos casos acontece à margem das rodovias, o que pode causar acidentes e dificultar a visibilidades dos motoristas.


 


Plantio de árvores


 


O município tem procurado amenizar essa situação incentivando a população a plantar árvores, principalmente nos bairros mais afastados do Centro de Sobral. Foi realizada uma campanha pelas ruas, áreas de recreação e reflorestamento, com a formação de grupos de preservação da vegetação e orientação de como realizar podas. Esta é uma forma de amenizar o intenso calor na região. No banco de mudas do município, a população pode levar garrafas pet e trocar por plantas nativas.


 


O meteorologista da Funceme, José Maria Brabo, diz que essa elevada temperatura tem explicação. “Por Sobral estar situada em um vale, a sensação é de que a temperatura está sempre em elevação. Em relação às demais cidades, o que não é verdade, o que acontece com Sobral, é baixa velocidade do vento, o que faz as pessoas transpirarem com mais facilidade”, analisa Brabo.


 


“Quando comparada com Aracati, a população desta cidade também sofre com o aumento de temperatura. Mas não é da mesma forma que Sobral porque a velocidade do vento é bem maior”, salienta o meteorologista Brabo, indicando que Sobral não é um caso isolado, onde a temperatura aumenta neste semestre.


 


A elevação da temperatura, a baixa velocidade do vento e alta umidade do ar fazem com que as pessoas mudem um pouco a rotina. É comum, nos fins de semana, migrar para serra da Meruoca, distante 18km, para se ter momentos mais agradáveis. Lá, a temperatura não ultrapassa 29 graus Celsius. Outra forma que a população tem encontrado para fugir do calor é instalar sistema de ar refrigerado.


 


Francisco Rodrigues Filho, especialista na prestação deste tipo de serviço dá uma dica importante: “a má instalação de um ar-condicionado pode comprometer a eficiência, o consumo de energia, bem como a durabilidade do aparelho. O ideal é que você procure uma empresa credenciada”.


 


Mais informações:
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), em Fortaleza, (85) 3101.1127
Fikfrio, Rua Menino Deus, 673, Sobral, (88) 3611.3302