SP: Base do governo vence em 13 dos 16 maiores municípios da Grande São Paulo 

Berço do Partido dos Trabalhadores e com tradição por eleger candidatos de partidos progressistas, a grande São Paulo reúne quase 5 milhões de eleitores. Nove prefeitos de partidos da base aliada venceram as eleições já no primeiro turno.

Dos oito municípios com mais de 200 mil votos, foram eleitos no 1º turno o prefeito de Osasco, Emídio (PT), o deputado estadual Mário Reali em Diadema (PT) e Sérgio Ribeiro do PT, em Carapicuíba.


 


Nas oito cidades com mais de 100 mil votos, os candidatos que participam dos partidos que compõem a base aliada do governo Lula venceram as eleições nas cidades de Barueri (Furlan do PMDB), Taboão da Serra (Dr. Evilásio – PSB), Suzano (Marcelo Cândido – PT), Embu (Chico Brito – PT), Itapevi (Dra. Ruth – PT) e Ferraz de Vasconcelos (Jorge Abissamra – PSB).


 


Cinco candidatos do PT ficaram em primeiro lugar no 2º turno e são favoritos na disputa do 2º turno nos municípios de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.


 


Em Guarulhos a disputa será entre Almeida do PT e Carlos Roberto do PSDB. Em São Bernardo do Campo, onde o PT não ganha uma eleição desde 1988, Luiz Marinho teve 48,25% dos votos e vai disputar o segundo turno com Orlando Morando do PSDB.


 


Em Santo André, o deputado estadual do PT, Vanderlei Siraque teve 48,9% dos votos no primeiro turno. Em segundo lugar ficou o Dr. Aidan do PTB com 21,75% dos votos.


 


Em Mauá, o deputado federal do PT, Oswaldo Dias disputará o segundo turno com Chiquinho do Zairo, do PSB, partido que também participa da base aliada do governo Lula.


 


Em Mogi das Cruzes a vitória foi do DEM no 1º turno com Marco Bertaiolli. O PSDB elegeu o prefeito de Cotia, Carlão Camargo e o PR o de Itaquaquecetuba, Armando da Farmácia.