Eleições 2008 no ES a vitória foi do PT
O PT foi o grande vencedor das eleições de ontem. Além da reeleição dos prefeitos João Coser e Helder Salomão, em Vitória e Cariacica, na região metropolitana, o partido também reelegeu Cleone Nascimento, em Castelo. E conquistou ainda as prefeituras de M
Publicado 06/10/2008 19:46 | Editado 04/03/2020 16:43
Em Colatina, o prefeito eleito Leonardo Deptulski contava somente com o apoio do atual prefeito, Guerino Balestrassi, que implodiu a aliança bancada pelo Palácio Anchieta. O vice-governador Ricardo Ferraço e o senador Renato Casagrande apoiavam o deputado estadual Paulo Foletto (PSB). Mas Leonardo Deptulski venceu com 47% dos votos válidos, contra 41% de Foletto.
Já em Cachoeiro de Itapemirim, o deputado estadual Carlos Casteglione surpreendeu ao vencer o também deputado Theodorico Ferraço (DEM), que já foi prefeito do município cinco vezes. Pai do vice-governador, Theodorico Ferraço é uma antiga liderança da cidade, com influência em toda a região Sul. Sua derrota para Casteglione é a grande surpresa desta disputa. E pode abalar os planos da candidatura de Ricardo Ferraço para o Palácio Anchieta, em 2010. Já o PT sai fortalecido também por conta da vitória de Eduardo Carneiro, em Mantenópolis.
Com a vitória de João Coser e Helder, na região metropolitana, e o apoio em bases importantes no interior, o PT sai das urnas com mais cacife para a disputa de 2010. A direção nacional do partido deve estimular o lançamento de candidatos nos Estados, para garantir palanque para a sucessão do presidente Lula. Com a vitória naqueles municípios, o lançamento de uma candidatura própria ao Palácio Anchieta pode ser visto como o caminho natural do partido.
PMDB elege maior número de prefeitos
Apesar de o PT ter se destacado pela conquista de quatro das oito maiores cidades do Estado, foi o PMDB, partido do governador Paulo Hartung, quem mais elegeu prefeitos no Espírito Santo. O partido abocanhou 22 prefeituras. Se comparado a eleição de 2004, o partido cresceu quase 84% em número de prefeituras comandadas. O PSDB também apresentou crescimento. Em 2004 venceu em seis municípios e agora comandará 13.
Já o PT pulou de cinco para seis, com destaque para a capital, Vitória, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim (onde bateu o candidato a reeleição Roberto Valadão (PMDB) e Colatina. Quem manteve o número de prefeituras foi o PSB, que continua com 13. O DEM (antigo PFL), tinha quatro municípios em 2004 e agora terá seis. O PTB apresentou queda de seis prefeituras em 2004 para apenas duas nessa eleição.
Ficaram sob a administração do PMDB os municípios de Água Doce do Norte, Alegre, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Conceição do Castelo, Governador Lindemberg, Guaçuí, Ibatiba, Itarana, Linhares, Mimoso do Sul, Mucirici, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Foram para o PSDB: Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Itaguaçu, Jaguaré, Laranja da Terra, Marataízes, Montanha e São Roque do Canaã.
Fonte: Gazeta On-line, Rosângela Venturi e Marcela Bettcher.