Ortega aponta caráter avançado e justeza da Alba
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou na última sexta-feira (10), em Manágua, que o capitalismo ''agoniza'' e que a Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) é o projeto ''mais avançado, mais justo e mais cristão''.
Publicado 11/10/2008 19:06
Ao encerrar ontem à noite o 4.° Encontro do Movimento Cooperativo Nicaragüense, celebrado no marco do 15º aniversário da Caixa Rural Nacional (Caruna), Ortega disse que o que está evidente com a atual crise é o grande fracasso da economia capitalista.
O que se afunda é o modelo capitalista que não é sustentável, disse. O amanhecer, destacou, deixou de ser uma tentação e a alternativa é construída na ALBA.
Em suas reflexões sobre a atual crise econômica do capitalismo, o chefe de governo considerou que o povo estadunidense é vítima do monstro criado pelo capitalismo.
Em outra parte de suas declarações, o presidente disse a centenas de cooperativistas que o preço de seus produtos não vão cair, pois a empresa estatal de alimentos está pronta para adquirir os produtos a preços justos.
Atualmente 17 programas de cooperativas trabalham com fundos facilitados pela ALBA, entre eles o agroalimentar, que beneficia cerca de 67 mil pequenos produtores e, no geral, cerca de 100 mil usuários recebem créditos.