PCdoB-CE reúne novos prefeitos em busca de inserir projetos no Orçamento de 2009
O Comitê Estadual do PCdoB realizou na noite desta segunda-feira uma reunião com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos neste ano. O objetivo do encontro foi integrar e entrosar os novos gestores, sistematizar as idéias além de buscar inserir projPublicado 14/10/2008 12:43 | Editado 04/03/2020 16:36
Participaram do encontro o Senador Inácio Arruda, o Deputado Federal Chico Lopes, o Secretário de Saúde do Estado João Ananias, o Deputado Estadual Lula Morais, dirigentes do PCdoB no Ceará além dos prefeitos eleitos Carlos Felipe (Crateús), Augusta Brito (Graça), George Valentim (Maranguape), Samuel Alencar (Potengi) e de representantes dos municípios de Quixeré, Piquet Carneiro, Morrinhos, Maracanaú, Jucás, Penaforte e Alcântaras.
Para o Senador Inácio Arruda, o encontro foi de grande importância pois marca o início dos contatos dos novos gestores com os representantes do legislativo federal e estadual. “É fundamental que todos saibam que é nos municípios onde a maior parte dos programas federais e estaduais é executada. Nós seremos articuladores para conseguir recursos mas é no município que eles deverão ser aplicados da melhor forma”, disse o Senador. Inácio falou ainda que este momento é crucial para a busca de recursos e explicou os trâmites para conquista de verbas para os municípios. “É muito importante que os representantes municipais já tenham projetos que possam ser encaminhados à Brasília. Lá nós que fazemos parte da bancada cearense no Congresso, iremos batalhar junto ao Comitê de Emendas e à Comissão de Planos e Orçamentos para que estes projetos estejam incluídos já no orçamento de 2009” alertou.
O Deputado Federal Chico Lopes alertou sobre a urgência de se providenciar estes projetos devido aos prazos que já estão prestes a se esgotar. “O prazo para a inclusão de emendas é entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro. Temos que agir o quanto antes para viabilizar a inclusão destas propostas”, disse. O parlamentar informou ainda que, neste ano, o Ceará terá grandes chances de êxito na inclusão de projetos. “Temos um camarada do partido, Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que é membro do Comitê de Admissibilidade de Emendas que faz parte da Comissão Mista de Planos e Orçamentos do Congresso. Não podemos perder a chance de incluir projetos nossos por perder o prazo”, comentou.
“Com a experiência que tive durante dois mandatos como prefeito, sugiro que os municípios criem um banco de projetos. Isto não se perde. Quando for preciso fazer uso desta proposta, basta fazer a adequação orçamentária, caso necessário. Temos que ter criatividade e racionalizar os recursos vindos dos governos federal e estadual”, disse João Ananias, atual Secretário de Saúde do Estado. Ele citou exemplos de projetos mal elaborados que chegam até a secretaria e não são aprovados, muita vezes por falta até de informações básicas. “Temos que estar atentos”, alertou. Já o deputado estadual Lula Morais colocou o mandato à disposição dos novos prefeitos no sentido de auxiliar os gestores junto ao Governo do Estado e às Secretarias.
A troca de experiências e informações entre os prefeitos eleitos enriqueceu ainda mais a reunião. “Nosso desafio é o emprego. Grande parte da nossa população sai da cidade e segue ou para Fortaleza ou para Maracanaú para conseguir ocupação”, disse George Valentim, prefeito de Maranguape. A prefeita reeleita no município de Graça, Augusta Brito, deu dicas aos novos administradores. “O prefeito tem que ficar em cima, em alerta o tempo inteiro para que as coisas andem”, sugeriu. Samuel Alencar, prefeito de Potengi, agradeceu a ajuda do PCdoB durante a campanha e reafirmou o compromisso de administrar com ética e responsabilidade. “Queremos mostrar para nossa cidade que nós andamos juntos e podemos fazer a diferença. Comunista nasceu foi pra trabalhar”, vibrou. Já o prefeito eleito em Crateús, Carlos Felipe, contou que já tomou algumas iniciativas nesta semana pós-eleições. “Formamos uma comissão de transição formada por contadores e advogados. Ela vai acompanhar a administração atual e preparar um relatório com o diagnóstico da cidade. Também já nos reunimos com o atual prefeito e ele se dispôs a ajudar no que fosse preciso”, falou.
O Secretário de Ação Institucional e Políticas Públicasdo PCdoB, Gilvan Paiva, propôs um novo encontro ainda para este mês. Será no Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos, previsto para acontecer no dia 25 de outubro, que mais questões serão levantadas e aprofundadas. “Este foi só o início. Nossa idéia é aglutinar as ações municipais às parlamentares além de pensar a gestão municipal de forma mais política. Queremos inserir os debates e estimular os planejamentos dentro das administrações”, finalizou Gilvan Paiva, membro do Comitê Estadual do Partido.
De Fortaleza,
Carolina Campos