Banqueiros fazem nova proposta, que pode encerrar a greve

Após duas semanas da greve nacional dos bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fez nova proposta na noite do dia 21. A nova proposta oferece reajuste salarial de 10% para quem ganha até R$ 2.500 e 8,15% para as demais faixas salariais.

Por todo o país, a greve contou com grande adesão dos bancários. Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio, 100% dos bancos públicos estão fechados e 70% dos bancos privados.



Em todo o país serão feitas novas assembléias para avaliar a nova proposta. A tendência é de que os funcionários dos bancos privados e do Banco do Brasil aceitem o aumento salarial proposto. Por outro lado, deve continuar a paralisação na Caixa Econômica Federal por conta de propostas específicas, como a implantação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) e participação nos lucros, entre outros pontos.



No dia 21, os bancários fizeram um piquete que paralisou as atividades no Complexo do Andaraí, onde funciona o Centro Administrativo do Rio de Janeiro – CARJ do BB. A compensação foi o principal serviço afetado. Os carros-fortes com malotes não entraram nem saíram do prédio a partir das 6h da manhã.



Depois de muita negociação, foi organizada uma contingência pequena para processar um mínimo de documentos. A paralisação provocou reflexos no processamento de documentos de outros bancos que atuam no Rio de Janeiro.