Pesquisas: empate no RJ, Lacerda em BH e Kassab em SP

Segundo pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo de domingo (26), já distribuído no fim da tarde de sábado, a eleição no Rio de Janeiro deverão ser decidida por uma pequena margem de votos. Em Belo Horizonte a dianteira continua ocu

Considerados apenas os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos), Eduardo Paes (PMDB) aparece com 51%, contra 49% do candidato do PV, Fernando Gabeira.



O levantamento, mais uma vez, mostra empate técnico, como aconteceu em todas as pesquisas divulgadas no segundo turno.



Considerados o total de votos, Paes aparece com 45% contra 43% de Fernando Gabeira (PV).



Paes subiu um ponto enquanto Gabeira subiu dois em relação à pesquisa anterior, dos dias 21 e 22 de outubro: o peemedebista tinha 44% e o candidato verde 41%.



Os votos em branco e nulo somam 6%, eleitores indecisos também são 6%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.



A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 2.463 eleitores nos dias 24 e 25 de outubro e está registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o nº 62/2008.



São Paulo



Já em São Paulo, a pesquisa sobre a corrida pela Prefeitura de São Paulo aponta que Gilberto Kassab (DEM) deve ser reeleito com 60% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), contra 40% da candidata do PT, Marta Suplicy.



Do total de votos, Kassab tem 54%, contra 36% de Marta Suplicy. Esse resultado repete o do levantamento anterior, realizado nos dias 21 e 22 de outubro.



Os votos em branco e nulo somam 5%, e os indecisos 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.086 eleitores nos dias 24 e 25 de outubro e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o nº 044.001.08-SPPE.



Belo Horizonte



Segundo o instituto Datafolha, Marcio Lacerda (PSB) deve ser eleito, já que aparece na frente com 59% dos votos válidos contra 41% do seu adversário Leonardo Quintão (PMDB).



Em relação aos votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lacerda aparece com 50% e o peemedebista com 35%. Na sondagem anterior, feita nos dias 21 e 22 de outubro, Lacerda apareceu com 45%. Já o peemedebista tinha 40% das intenções de voto.


Os votos brancos e nulos somam 9% e os indecisos 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.



O levantamento ouviu 1.870 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) sob o nº 80843/2008.