Convênio com a Prefeitura de Fortaleza garante funcionamento da Santa Casa

O acordo com a administração municipal vai representar para a Santa Casa recursos de R$ 1,8 milhão

O Hospital da Santa Casa de Fortaleza, um dos maiores do Estado que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), classificado como hospital geral e terciário, estava sob o risco iminente de fechar as portas do setor de Emergência. Para garantir o atendimento à população de Fortaleza – e mesmo de municípios vizinhos – a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai firmar um convênio com o hospital filantrópico. O ato da assinatura acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro, às 9h, na Santa Casa (Rua Barão do Rio Branco, 20 – Centro).


 


Através do convênio, o montante de recursos do SUS repassado pela Prefeitura chegará a R$ 1,8 milhão por mês. “Isso é um alento. Nós estávamos numa situação de dificuldade”, explica o coronel Lívio França, provedor da Santa Casa. “Esse recurso vai garantir à Santa Casa manter a emergência aberta”, completa, lembrando que a principal fonte de receitas do Hospital é o SUS, complementada pelas doações. Os recursos serão repassados através do aumento do teto do Ministério da Saúde, oriundos do Incentivo de Integração ao Sistema Único de Saúde (IntegraSUS) e do Incentivo do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos (IAC). Isto representa uma nova modalidade de gestão, onde a unidade não vai mais trabalhar pela produção e sim pela programação orçamentária e pelo cumprimento de metas.


 


Somente na Emergência, o Hospital da Santa Casa atende mais de 7 mil pessoas por mês. O impacto do fechamento do setor teria reflexos, principalmente, no Instituto Dr. José Frota (IJF). Além da sustentabilidade da Emergência, a assinatura do convênio vai garantir as vagas dos leitos de UTI e a ampliação dos serviços prestados no setor de ortopedia.


 


Saiba mais – Através do encaminhamento da Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados do Município de Fortaleza, o Hospital da Santa Casa presta, diariamente, atendimento ambulatorial nas especialidades de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia e Urologia.


 


Classificado como hospital geral e terciário, as internações de média complexidade concentram-se nas áreas de Clínica Médica, Pneumologia, Dermatologia, Nefrologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Vascular, Proctologia, Plástica, Oncologia, Ortopedia e Urologia, e as de Alta Complexidade em Oncologia, todas encaminhadas através da Central de Regulação e Referência de Internações de Fortaleza.


 


Em se tratando do atendimento de emergência, que funciona 24 horas, o processo pode ocorrer de duas maneiras: procura direta para pacientes da cidade de Fortaleza e referenciados quando são de outros municípios. O total de procedimentos médicos realizados pelo Hospital da Santa Casa de Fortaleza pela Santa Casa em 2007 foi de 626.173.


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza


www.fortaleza.ce.gov.br