Sem categoria

CLPL quer português como umas das línguas oficiais da ONU

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deu início na última sexta-feira (14) à sua I Reunião Extraordinária de Ministros de Cultura e Educação. A ascensão do grupo de países no cenário mundial foi tema do discurso do primeiro-ministro portuguê

“O peso político de todos os nossos países vai ser maior se a língua portuguesa tiver uma importância maior”, falou, ao defender a proposta brasileira de que a CPLP reivindique junto à Organização das Nações Unidas (ONU) a inclusão do português entre as línguas oficiais – ao árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. “Um país que aspira estar no Conselho de Segurança da ONU, um lugar que o Brasil merece ocupar pela importância que tem no mundo, deve ter sua língua falada na organização”, afirmou o primeiro-ministro português.
 


O ministro brasileiro da Cultura, Juca Ferreira, falou após Sócrates. “Queremos que esta comunidade desenvolva uma solidariedade que a torne estratégica no mundo e fortaleça sua presença no momento em que o mundo passar por um reordenamento”, defendeu o ministro brasileiro. “Na globalização, há uma guerra sem quartel pela hegemonia das línguas. Temos de lutar pelo nosso espaço”, afirmou o primeiro-ministro português.



Fonte: Ministério da Cultura